O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de Saúde: reflexões críticas

Autores/as

  • Luizanil Benedita Xavier Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jane Teresinha Domingues Cotrin Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39

Palabras clave:

indisciplina, indisciplina na escola, atuação do psicólogo, psicologia histórico-cultural.

Resumen

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde. 

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Biografía del autor/a

Luizanil Benedita Xavier, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, especialista em Comportamento Humano nas Organizações e especialista em Saúde Pública.

Jane Teresinha Domingues Cotrin, Universidade Federal de Mato Grosso

psicóloga, mestre em Educação, doutora em Psicologia, professora adjunta do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos