Projetos de vida na Pós-Modernidade: possibilidades e limites aos jovens

Autores/as

  • Heloísa Cristina Pereira Instituto Federal Minas Gerais - IFES - Campus Bambuí
  • Márcia Stengel PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P582

Palabras clave:

projeto de vida, adolescência, contemporaneidade

Resumen

Este artigo discute a temática projeto de vida, considerando a dimensão temporal e adolescência. Nesta fase este tema torna-se mais pertinente por haver uma exigência social de que os adolescentes definam caminhos em suas vidas. Discutimos o termo projeto e suas abrangências, explicando os sentidos atribuídos ao conceito. Trouxemos à tona os atravessamentos sofridos pelo mesmo em relação à dimensão temporal, explicitando o papel desta diante da visão do homem ao projetar-se. Levantamos questões vivenciadas atualmente pelos adolescentes, apontando fatores favorecedores e dificultosos do processo de construção dos projetos. Frente a um cenário de mudanças, marcado por incertezas e riscos que se encontram os adolescentes, cujo período de transição para a vida adulta não se encontra definido como outrora. O adolescente precisa criar planos de curto prazo e desenvolver estratégias para enfrentar essa realidade, que muda rapidamente, assim como elaborar respostas para conseguir saídas frente ao futuro imprevisível.

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Biografía del autor/a

Heloísa Cristina Pereira, Instituto Federal Minas Gerais - IFES - Campus Bambuí

Mestre em Psicologia pela PUC Minas e Psicóloga do Instituto Federal Minas Gerais - IFES - Campus Bambuí

Márcia Stengel, PUC Minas

Doutora em Ciências Sociais pela UERJ, Mestre em Psicologia Social pela UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação de Psicologia da PUC Minas

Publicado

2016-07-13

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos