Gênero e formação em Psicologia: sentidos atribuídos por estudantes à saúde do homem

Autores/as

  • Alberto Mesaque Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Flávia Lemos Abade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Centro Universitário UNA de Belo Horizonte
  • Maria Lúcia Miranda Afonso Centro Universitário UNA de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2016V22N1P164

Palabras clave:

Gênero, Formação do Psicólogo, Psicologia Social, Educação, Saúde Pública.

Resumen

Apresenta-se uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um grupo
focal com graduandos em Psicologia, visando a conhecer os sentidos que
eles atribuem à relação entre gênero e saúde, em especial à saúde do homem.
A pesquisa se apoiou nas teorias de gênero e nos estudos sobre a formação
em Psicologia, em interlocução com o campo da saúde coletiva. Os
resultados revelam que os sentidos enunciados pelos sujeitos se encontram
marcados pelos modos de produção da existência, especialmente por suas
experiências no trabalho e na família, refletindo na maneira como eles
percebem a vinculação dos homens às ações e práticas de saúde. Defende-se
a incorporação da temática de gênero e saúde na formação em Psicologia, em
uma perspectiva crítica e propositiva, e não meramente cognitiva, levandose
em consideração os princípios do Sistema Único de Saúde.

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Biografía del autor/a

Alberto Mesaque Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Psicólogo (Centro Universitário UNA), Mestrando em Psicologia (UFMG), Professor Auxiliar do Departamento de Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Flávia Lemos Abade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Centro Universitário UNA de Belo Horizonte

Psicóloga (UFMG), Mestre em Psicologia (UFMG), Doutoranda em Psicologia (PUC Minas), Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte

Maria Lúcia Miranda Afonso, Centro Universitário UNA de Belo Horizonte

Psicóloga Social e Clínica, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA de Belo Horizonte)

Publicado

2016-04-01

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos