Morte, família e a compreensão fenomenológica: revisão sistemática de literatura

Autores/as

  • Caroline Garpelli Barbosa UNESP câmpus Bauru
  • Lígia Ebner Melchiori UNESP câmpus Bauru
  • Carmen Maria Bueno Neme UNESP câmpus Bauru

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2011v17n3p363

Palabras clave:

Revisão, morte, família, fenomenologia.

Resumen

Estudos em Psicologia da morte visam promover reflexões úteis para o desenvolvimento de programas psico-educativos. As pesquisas fenomenológicas, com freqüência, possibilitam compreender como o ser humano significa intimamente suas experiências. Visando traçar um panorama do que está sendo pesquisado e publicado na área, bem como verificar a existência de tendências, contribuições e possíveis lacunas, o presente trabalho realizou uma revisão sistemática de literatura a partir de resumos indexados nas bases Lilacs, PEPsic, Medline e PsycInfo, mediante o cruzamento das palavras-chave: família (family), morte (death), fenomenologia (phenomenology). Foram encontrados 54 trabalhos analisados quantitativamente, e selecionados 15 para a análise qualitativa. Os resultados apontaram que os estudos ainda não estão voltados para o desenvolvimento de uma educação para a morte. Sugere-se que novas pesquisas favoreçam discussões sobre o tema, pois, somente quando houver espaço para a reflexão acerca da morte e do morrer é que este acontecimento poderá se integrar a cotidianidade.

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Biografía del autor/a

Caroline Garpelli Barbosa, UNESP câmpus Bauru

Psicóloga, bolsista FAPESP e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Lígia Ebner Melchiori, UNESP câmpus Bauru

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Carmen Maria Bueno Neme, UNESP câmpus Bauru

Professora Livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Publicado

2012-05-04

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos