Corpos em revista: a construção de padrões de beleza na Vogue Brasil

Autores/as

  • Fernanda Lyrio Heinzelman
  • Bruna Krimberg von Muhlen
  • Cristiane dos Santos Schleiniger
  • Madalena Dornelles Pereira Leite
  • Marlene Neves Strey

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n3p470

Palabras clave:

Moda, Imagem, Beleza, Mulher

Resumen

Neste texto discutimos a construção de padrões de beleza nos editoriais de moda da revista Vogue Brasil, na primeira década do século XXI, com o objetivo de investigar os padrões de beleza implícitos, as transformações propostas para o corpo feminino e as relações possíveis entre moda e padrões de beleza. O referencial metodológico utilizado parte dos estudos de semiótica de Roland Barthes. Nas páginas dos 11 anos analisados pode-se perceber um único perfil estético de mulher: todas as modelos são brancas, jovens e muito magras. O tipo de roupa escolhido nas fotos reforça esse perfil, pois são peças que não vestiriam bem uma mulher com corpo mais volumoso. Por fim, os textos e o tipo de linguagem utilizada pela revista buscam glamourizar o que está sendo apresentado, criando um contexto ainda mais elitizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Lyrio Heinzelman

Mestra em Psicologia Social na PUCRS, Especialista em Styling e Criação de Imagem de Moda pelo SENAC SP, Tecnóloga em Moda e Estilo pela UCS.

Bruna Krimberg von Muhlen

Psicóloga, mestranda do Programa de pós graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CNPq. Integrante do Grupo de Pesquisa Relações de Gênero PUCRS.  Bolsista CNPq.

Cristiane dos Santos Schleiniger

Mestranda em Psicologia Social na PUCRS, Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP, Especialista em Gestão em Economia Social pela PUCRS, Coordenadora em Dinâmica dos Grupos pela SBDG/RS, Psicóloga e Consultora Social

Madalena Dornelles Pereira Leite

Estudante de graduação em Psicologia na PUCRS.
Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS) no grupo de pesquisa Relações de Gênero da PUCRS. 

Marlene Neves Strey

Doutora. Pesquisadora CNPq. Coordenadora do grupo de Pesquisa Relações de Gênero na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Publicado

2013-05-27

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos