Análise institucional e o processo de construção de conhecimento: a questão da implicação

Auteurs-es

  • João Martins Depto Psicologia Social da Universidade Estadual de Londrina

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p488-499

Mots-clés :

implicação, produção de conhecimento, análise institucional

Résumé

Este trabalho tem como perspectiva, a partir do campo da análise institucional, apresentar a noção de implicação como uma dimensão que nos permite compreender a intervenção institucional em sua complexidade. Tal noção nos auxilia a compreender os interstícios da intervenção, seus meandros, seus rumores. Ela se circunscreve sob duas dimensões: a que diz respeito aos processos institucionais inconscientes que possibilitam ao analista estar ali; e a que diz respeito ao próprio analista, que se vê implicado em sua prática institucional. O processo analítico que se desenha nesee encontro possibilita a construção de um conhecimento implicado e compartilhado - uma produção de conhecimento tanto do analista como da instituição -,   processo de construção de conhecimento que se dá sob o signo da alteração.

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Publié-e

2017-12-12