Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativas

Auteurs-es

  • Ana Paula Medeiros Universidade de São Paulo
  • Sylvia Domingos Barrera Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p191-208

Mots-clés :

Inclusão escolar, necessidades educativas especiais, professores

Résumé

Este estudo buscou investigar as concepções de professores envolvidos com a inclusão escolar, conhecer o andamento de aulas em que há alunos de inclusão e como o tema aparece nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP).  A pesquisa ocorreu em uma escola pública e duas particulares. Foram entrevistados 13 educadores, observadas três alunos de inclusão e analisados dois PPP. Constatou-se que os professores percebem uma dicotomia entre a teoria e a prática da inclusão, embora o discurso seja majoritariamente favorável ao tema. Há pouca adaptação das escolas e a aprendizagem é falha. Professores de escolas particulares recebem maior incentivo de formação continuada e os da escola pública desejam maior apoio. Os PPP não abordam o tema. A inclusão escolar está distante dos objetivos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ana Paula Medeiros, Universidade de São Paulo

Psicóloga e mestre pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Sylvia Domingos Barrera, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

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Publié-e

2018-12-21

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos