Ciberespaço: uma nova configuração do ser no mundo

Autores/as

  • Taziane Mara da Silva Acadêmica do 4o ano do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar, Unidade campus Umuarama/PR).
  • Talita de Oliveira Teixeira Acadêmica do 4o ano do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar, Unidade campus Umuarama/PR).
  • Sylvia Mara Pires de Freitas Psicóloga. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC/RS. Especialista em Psicologia do Trabalho pelo Centro Universitários Celso Lisboa (CEUCEL/RJ). Formação em Psicoterapia Existencial pelo Núcleo de Psicoterapia Vivencial (NPV/RJ). Docente e Orientadora de Estágio em Psicologia e Processos Clínicos, na abordagem Fenomenológico-Existencial e Co-coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial da Universidade Paranaense – UNIPAR/Umuarama – PR. Docente-orientadora de Estágio em Psicologia do Trabalho, na Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR).

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N1P176

Palabras clave:

Ciberespaço, Era do conhecimento, Psicologia existencialista, Método progressivo-regressivo

Resumen

Através do movimento dialético, o homem sartriano, histórico esocial, constrói sua existência. Cada era elucida a maneira como ele amanufaturou, e as posteriores revelam o projeto perseguido até então.Na Pós-Modernidade, uma nova síntese entre liberdade e facticidade érealizada: a criação do ciberespaço. Neste artigo, buscamos refletir, à luz doexistencialismo sartriano, sobre o ciberespaço como o resultado de mais umatranscendência humana da facticidade que o determina, haja vista ser esseespaço virtual a objetivação de práxis que superam limites espaçotemporais,relacionais e materiais que se impõem à liberdade humana. Contudo, hoje,a Era do Conhecimento já se fez história, logo tudo que a identifica, comoo ciberespaço, apresenta-se como contradição a ser superada e, a cadatranscendência, novas sínteses são criadas, o que configura novos estilos deprojetos de ser no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-04-07

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos