Subjetividade e Samba: A dor pede Passagem

Auteurs-es

  • Tãnia Maia Barcelos

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2010v16n1p17

Mots-clés :

Subjetividade, Contemporaneidade, Samba, Dor.

Résumé

Este artigo busca problematizar a subjetividade contemporânea, especialmente, os modos hegemônicos de experimentação da dor, a partir de um encontro com o samba-gênero musical brasileiro, criado, oficialmente, nas primeiras décadas do século XX. O artigo parte da hipótese de que esse encontro pode potencializar a subjetividade brasileira nos processos de invenção e resistência à política do “evitamento da dor”, tão presente no contexto do capitalismo cultural, que nas últimas décadas, vem acionando novas estratégias de produção de subjetividade que capturam e mercantilizam os afetos. Nesse encontro, autores como Deleuze, Guattari, Rolnik, Jurandir Freire, dentre outros, auxiliam a apreensão das letras e versos de samba como possibilidades de experimentação da dor, na contramão das formas predominantes, historicamente, na cultura moderna e ocidental.

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Biographie de l'auteur-e

Tãnia Maia Barcelos

Obs. Este trabalho foi recebido no dia 25/08/2008. Foi avaliado e pedido reformulações para a autora. A mesma afastou-se e ficou impossibilitada de realizar as reformulações.   O trabalho foi-nos enviado reformulado no dia 05/02/2010.

O trabalho tem um parecer Aceito. E outro a receber da avaliadora (Kastrup).  Recebemos o parecer da professora Virgínia Kastrup sendo recomendado Aceitar 07/04/10. NESSE CASO O TRABALHO ESTÁ APROVADO PARA PUBLICAÇÃO

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Publié-e

2010-09-13

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos