Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano

Autori

  • Lucivanda Cavalcante Borges Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Nádia Maria Ribeiro Salomão Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190

Parole chiave:

práticas educativas, desenvolvimento infantil, contexto não urbano.

Abstract

Este estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos.

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Biografie autore

Lucivanda Cavalcante Borges, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

PROFESSORA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

ALUNA DO CURSO DE PÓS GRADUÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

http://lattes.cnpq.br/1400479085991320

Nádia Maria Ribeiro Salomão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Pubblicato

2018-12-21

Fascicolo

Sezione

Artigos / Articles / Artículos