O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche

Autores/as

  • Keilla Rebeka Simões de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Nádia Maria Ribeiro Salomão Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Clara Raíssa Fernandes de Melo Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N1P15

Resumen

Este estudo teve como objetivo identificar as modalidades do brincarde crianças em contexto de creche, discutindo sua importância para odesenvolvimento infantil e a participação do adulto nos momentos debrincadeira. Participaram do estudo 9 crianças entre 1 e 3 anos de vidae 13 educadoras de três instituições de educação infantil. As interaçõesvideogravadas foram transcritas e analisadas qualitativamente por meioda descrição das interações entre as crianças, com os brinquedos e com aseducadoras. Os resultados encontrados indicam que o brincar exploratóriofoi mais observado no grupo de crianças de 1 ano, enquanto o simbólicofoi observado nos grupos de 2 e 3 anos. Verificou-se pouca participaçãodas educadoras nas interações, principalmente com as crianças de 2 e 3anos. Ressalta-se a necessidade da construção de espaços facilitadores deinterações sociais que reconheçam a importância do contexto e da cultura,consideradas favorecedoras de aprendizado e desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Keilla Rebeka Simões de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Aluna de graduação em Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Aluna de pesquisa do Programa Voluntário de Iniciação Científica - PIVIC/CNPq/UFPB

Membro do Núcleo de Estudos em Interação Social e Desenvolvimento Infantil/NEISDI

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do Departamento de Psicologia da UFPB
Doutora em Psicologia Social (UFPB)
Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Interação Social e Desenvolvimento
Infantil (NEISDI)
Membro do GT da ANPEPP de Psicologia Escolar/Educacional

Nádia Maria Ribeiro Salomão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal da Paraíba
Programa de Pós Graduação em Psicologia Social (Mestrado e Doutorado)
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Interação Social e Desenvolvimento Infantil

Clara Raíssa Fernandes de Melo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Pesquisadora de Iniciação Científica (PIVIC)
Membro do Núcleo de Estudos em Interação Social e Desenvolvimento Infantil/NEISDI

Publicado

2016-04-07

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos