A escola e o adolescente hoje: considerações a partir da psicanálise

Autori

  • ELIANA OLIMPIO Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • CRISTINA MOREIRA MARCOS Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P498

Parole chiave:

Adolescência, educação, psicanálise, atualidade.

Abstract

Nas últimas décadas, no Brasil, muito se tem falado sobre dificuldades relacionadas aos adolescentes e à escola. A escola tem sido palco de depredações, manifestação de comportamento hostil entre professores e alunos, o que leva a elevados índices de evasão escolar, baixo rendimento acadêmico, desmotivação para os estudos e outras consequências. O adolescente é chamado a atender a muitas demandas: do corpo em transformação; amorosas e sexuais; acadêmicas; sociais em função dos papéis que se espera que ele ocupe e outras. Por estar em processo de formação, o adolescente pode se apresentar frágil, passando a ser fonte de preocupação. Este artigo busca, através das contribuições da psicanálise, compreender as limitações dos professores, da escola e da sociedade, o contexto em que o adolescente está inserido e as relações que este estabelece com seus pares e com os professores com o objetivo de se pensar estratégias para a educação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

ELIANA OLIMPIO, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicóloga, Especialista em adolescência, Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.

CRISTINA MOREIRA MARCOS, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicanalista, Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Universidade de Paris 7, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Puc Minas.

Pubblicato

2016-07-13

Fascicolo

Sezione

Artigos / Articles / Artículos