Representações sociais de término de relacionamentos amorosos em músicas do sertanejo universitário

Autores/as

  • Adriano Schlösser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Brigido Vizeu Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amanda Nogara Marcon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Xavier Morais Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2016V22N2P407

Palabras clave:

representações sociais, música, relacionamentos amorosos.

Resumen

Das etapas de um relacionamento amoroso, o término da relação constitui-se como uma das mais difíceis de vivenciar pelas pessoas. As músicas, em suas letras, tentam exprimir sentimentos provenientes deste rompimento. O objetivo central deste estudo foi investigar as representações sociais de término de relacionamentos amorosos, presentes em canções do estilo musical denominado sertanejo universitário. Foram analisadas 211 letras musicais, submetidas à análise lexical no software ALCESTE. Os resultados e análises apontam diferentes sentimentos e comportamentos derivados deste rompimento afetivo, devido a distintos estágios vivenciados deste sofrimento, tanto por parte de quem rompeu a relação quanto de quem foi abandonado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Schlösser, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo. Doutorando em Psicologia pelo pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia - UFSC. Mestre em Psicologia (UFSC). Pesquisador associado do Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Brigido Vizeu Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Graduação e Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociale. Coordenador do laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Amanda Nogara Marcon, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Ininiação Científica no laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Daniela Xavier Morais, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga. Bolsista de Ininiação Científica no laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS.

Publicado

2016-08-01

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos