Escolhas de vida pós-ensino médio e representações sociais da universidade pública

Autores

  • David A. Romeros de Assis
  • Carlos Henrique Souza Gerken Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2011v17n3p378

Palavras-chave:

Representação social, ensino superior, direito à educação.

Resumo

Este artigo é produto da pesquisa de mestrado intitulada Escolhas de vida e representações sociais da universidade pública entre jovens ex-alunos da escola pública. Tal pesquisa foi realizada com 36 ex-alunos alunos de uma escola pública de São João del-Rei/MG e teve como referência a teoria das representações sociais de Moscovici (1978, 2003). O objetivo foi investigar de que forma a universidade pública é representada por sujeitos que cursaram a escola pública e como essas representações sociais se relacionam com suas escolhas de vida efetivadas depois de cursarem o Ensino Médio. Utilizou-se questionário e entrevista semiestruturada para levantamento dos dados e análise de conteúdo para análise das representações sociais. Os resultados nos levam a concluir que as representações sociais da universidade pública construídas por egressos da escola pública interferem na relação dos sujeitos com a universidade pública, não de forma mecânica, determinista, mas oferecendo aos sujeitos elementos para orientar e justificar sua ação.

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Biografia do Autor

David A. Romeros de Assis

Psicólogo, Consultor de Projetos Sociais

Carlos Henrique Souza Gerken, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Psicologia (Departamento de Psicologia da UFSJ)

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Publicado

2012-05-04

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos