Trauma infantil e sua associação com transtornos do humor na vida adulta: uma revisão sistemática

Autores

  • Ângela Leggerini Figueiredo Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul
  • José Caetano Dell’aglio
  • Thiago Loreto Silva Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul
  • Luciano Dias de Mattos Souza Universidade Católica de Pelotas
  • Irani Iracema de Lima Argimon Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2013v19n3p480

Palavras-chave:

Transtornos do Humor, Trauma na Infância, Estudos de associação

Resumo

Eventos estressores traumáticos na infância, que ocorrem comumente em situações de maus tratos, por acontecerem em um período crítico do desenvolvimento do indivíduo, estão associados com prejuízos psicológicos e a diferentes tipos de transtornos mentais, dentre eles o Transtornos do Humor. O presente estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura visando identificar achados que descrevam associações entre trauma na infância e Transtornos do Humor na vida adulta. Uma busca de palavras chaves foi realizada nas bases de dados: Scielo, Web of Science, PsychInfo, LILACS e Pubmed. Dez artigos preencheram os critérios de inclusão estabelecidos para o presente estudo. Todos os artigos encontrados apontavam relações significativas entre traumas na infância e diferentes tipos de Transtornos do Humor. Estudos mostram ainda que nos casos em que há este tipo de associação, encontra-se diferentes comorbidades psiquiátricas, pior sintomatologia e prognóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Leggerini Figueiredo, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

Psicóloga Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Faculdade de Psicologia (FAPSI) – PUCRS

José Caetano Dell’aglio

Médico Psiquiatra. Doutorando em Psicologia PUCRS. Mestre em Farmacologia Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Professor do Curso de Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais à Distância PUCRS.

Thiago Loreto Silva, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

Graduando em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Endereço: Rua Ângelo Crivellaro n 34 apto 204 – Bairro Jardim do Salso - Porto Alegre/ Rio

Luciano Dias de Mattos Souza, Universidade Católica de Pelotas

Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas, Mestrado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Docente permanente do Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel e do curso de graduação em Psicologia.

Irani Iracema de Lima Argimon, Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

Psicóloga pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Toxicologia Aplicada pela mesma instituição. Mestrado em Educação (PUCR) e Doutorado em Psicologia (PUCRS). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Professora dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos