CUIDAR E EDUCAR NA VISÃO DE UMA PROFESSORA DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE EM UMA INSTITUIÇÃO CONVENIADA COM A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Maria de Fátima Marcondes Morais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Cuidar e educar. Educação Infantil

Resumo

Este artigo se propõe a analisar a díade cuidar e educar no cotidiano da Educação Infantil.  A partir da experiência do ato de cuidar e educar de crianças de 0 a 3 anos de uma professora da rede conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte busca identificar como as concepções acerca do cuidar e do educar são entendidas e internalizadas por essa profissional por meio da sua prática. A abordagem utilizada foi fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, e os procedimentos de coleta de dados foram a observação “in loco” do berçário, a análise de documentos e a realização de entrevista. A análise dos dados permitiu constatar que cuidar e educar estão entrelaçados desde a sua origem. Que mesmo durante o período em que as creches estavam ligadas à assistência, o cuidar e educar foram substâncias intrínsecas que permanecem indissociáveis na Educação Infantil como substrato das práticas educativas.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Marcondes Morais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Pós-graduanda em Educação Infantil pela PUC – MG, Especialista em Psicologia da Educação pela PUC – MG

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Publicado

2015-12-01