CUIDAR E EDUCAR NA VISÃO DE UMA PROFESSORA DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE EM UMA INSTITUIÇÃO CONVENIADA COM A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
Keywords:
Cuidar e educar. Educação InfantilAbstract
Este artigo se propõe a analisar a díade cuidar e educar no cotidiano da Educação Infantil. A partir da experiência do ato de cuidar e educar de crianças de 0 a 3 anos de uma professora da rede conveniada com a Prefeitura de Belo Horizonte busca identificar como as concepções acerca do cuidar e do educar são entendidas e internalizadas por essa profissional por meio da sua prática. A abordagem utilizada foi fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, e os procedimentos de coleta de dados foram a observação “in loco” do berçário, a análise de documentos e a realização de entrevista. A análise dos dados permitiu constatar que cuidar e educar estão entrelaçados desde a sua origem. Que mesmo durante o período em que as creches estavam ligadas à assistência, o cuidar e educar foram substâncias intrínsecas que permanecem indissociáveis na Educação Infantil como substrato das práticas educativas.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, A., LEVCOVITZ, D e RODRIGUES T.C. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições. Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 179-197, set./dez. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/pp/v20n3/v20n3a12.pdf> Acesso em 11 mai. 2015
AZEVEDO, H. H. de O. Educação Infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. São Paulo, Unesp, 2013.
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotina na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares para a Educação Infantil: fundamentos, 2014.
BRASIL. Lei 9.394, de 23 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Estatuto da Criança e do Adolescente.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI , 1998, 3v.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética pelo humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2011.
FLEURY, M. G. Há uma criança dentro da professora? In: OLIVEIRA, Z. M. R. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2010.
FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KRAMER, S. Retratos de um desafio: crianças e adultos na Educação Infantil. São Paulo: Ática, 2009.
KRAMER, S.; LEITE, M. I. (org). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 2003.
KUHLMANN Jr., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2011.
MACHADO, M. L. de A. Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Z. R., Educação Infantil: fundamentos e métodos. Cortez: São Paulo, 2002.
SOUZA, C. A. e Weiss, V. Aprendendo a ser professora de bebês. In: OSTETTO, L. E. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.