ATLAS ESCOLAR: da jurisdição à região escolar

Autores

  • Anália da Silva Vilela Nunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Leidilene Aline Dias Faria Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Jurisdição escolar. Atendimento escolar. Produção de material didático.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise parcial do trabalho que esta sendo desenvolvido pela área de Geografia na Escola Estadual Ordem e Progresso, localizada na Regional Oeste de Belo Horizonte – MG. Objetiva-se analisar a partir dos mapas de jurisdição a espacialidade efetiva da região escola (espacialidade efetiva do atendimento escolar). Para alcançar esse fim, realizou-se a (re)construção do contexto histórico de Belo Horizonte e da escola na metrópole, além de um mapa de jurisdição e de atendimento real, ou seja, o raio de abrangência da escola. Verificou-se que o uso e a ocupação da área destacada na jurisdição escolar revelam duas realidades muito distintas: comércio e serviços e também uma área ocupada pela favela Cabana do Pai Tomáz, local de alta vulnerabilidade social. Constatou-se ainda que não há um grande número de residências no entorno da escola, nesta área há predominância de equipamentos públicos. Sabe-se que há uma carência de materiais que contemplam a realidade experimentada pelo aluno. Desse modo, quando se contempla a especificidade dos lugares, o processo ensino-aprendizagem tende a ser mais eficiente. Isso possibilita ao aluno aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula na sua vida cotidiana, o que torna a escola um lugar mais atraente.

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Biografia do Autor

Anália da Silva Vilela Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia.

Leidilene Aline Dias Faria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduanda em Geografia (Licenciatura/Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência em Geografia Humana e Geoprocessamento. Atualmente participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), é bolsista de Iniciação Científica com pesquisa vinculada à área da Geografia Cultural e ao Geoprocessamento.

Referências

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Publicado

2015-12-01