ATLAS ESCOLAR: da jurisdição à região escolar
Keywords:
Jurisdição escolar. Atendimento escolar. Produção de material didático.Abstract
O presente artigo apresenta uma análise parcial do trabalho que esta sendo desenvolvido pela área de Geografia na Escola Estadual Ordem e Progresso, localizada na Regional Oeste de Belo Horizonte – MG. Objetiva-se analisar a partir dos mapas de jurisdição a espacialidade efetiva da região escola (espacialidade efetiva do atendimento escolar). Para alcançar esse fim, realizou-se a (re)construção do contexto histórico de Belo Horizonte e da escola na metrópole, além de um mapa de jurisdição e de atendimento real, ou seja, o raio de abrangência da escola. Verificou-se que o uso e a ocupação da área destacada na jurisdição escolar revelam duas realidades muito distintas: comércio e serviços e também uma área ocupada pela favela Cabana do Pai Tomáz, local de alta vulnerabilidade social. Constatou-se ainda que não há um grande número de residências no entorno da escola, nesta área há predominância de equipamentos públicos. Sabe-se que há uma carência de materiais que contemplam a realidade experimentada pelo aluno. Desse modo, quando se contempla a especificidade dos lugares, o processo ensino-aprendizagem tende a ser mais eficiente. Isso possibilita ao aluno aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula na sua vida cotidiana, o que torna a escola um lugar mais atraente.Downloads
References
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