Textos literários: sua leitura em voz alta com expressividade
Keywords:
Leitura. Literatura. Leitura em voz alta. Mediação e voz alta.Abstract
Ensinar literatura na escola almeja desenvolver o gosto literário entre crianças, jovens e adultos. Para tanto, são necessárias práticas leitoras diferenciadas, a fim de propiciar hábitos de leitura e o consequente comportamento leitor. Dentre essas práticas, encontra-se a modalidade de leitura realizada em voz alta. Esta contribui decisivamente para ampliar a aproximação do leitor do universo das palavras que sugerem sentidos. Proporcionar o acesso ao texto literário em sala de aula é propiciar a aproximação dos alunos a materiais de leitura qualificados. O letramento literário possibilita significativamente ao leitor em formação, descobertas inusitadas do uso da linguagem. A leitura literária deve ser percebida e assumida pelo professor como processo de desenvolvimento da sensibilidade do leitor pela vivência de outras vidas, de outras maneiras de ver e sentir o mundo nunca antes imaginadas, por intermédio da palavra plurissignificativa. O texto literário estimula o envolvimento do leitor. Por meio da originalidade de sua estrutura textual, pela precisão de linguagem, pela presença de recursos de estilo surpreendentes, a leitura literária permite ao leitor abstrair, construir conceitos e hipóteses, brincar com o texto, aprender com ele, internalizar significados e exteriorizar emoções. A leitura literária torna-se prática social relevante, facilitadora de relações intersubjetivas aos sujeitos em constante produção de sentido. Em vista do exposto, pretende-se pôr em relevância neste artigo, a leitura literária expressiva, realizada pelo professor em sala de aula, assumindo a voz como um canal de explicitação de sensações e de sentimentos significados no texto pela representação sensorial. A prática da leitura literária em voz alta possibilita a construção de sentidos, relacionando-os com a realidade do leitor enquanto atividade cognitiva e de envolvimento emotivo.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
SOARES, Magda B. Alfabetização. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.