Textos literários: sua leitura em voz alta com expressividade

Authors

  • Flavia Susana Krug Flavia Susana Krug¹ ¹Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Letras. Universidade de Passo Fundo. Graduada em Letras Português – URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Secretária Escolar na Escola Marista Nossa Senhora Medianeira. Erechim – RS.

Keywords:

Leitura. Literatura. Leitura em voz alta. Mediação e voz alta.

Abstract

Ensinar literatura na escola almeja desenvolver o gosto literário entre crianças, jovens e adultos. Para tanto, são necessárias práticas leitoras diferenciadas, a fim de propiciar hábitos de leitura e o consequente comportamento leitor.  Dentre  essas práticas, encontra-se a modalidade de leitura realizada em voz alta. Esta contribui decisivamente para ampliar a aproximação do leitor do universo das palavras que sugerem sentidos. Proporcionar o acesso ao texto literário em sala de aula é propiciar a aproximação dos alunos a materiais de leitura qualificados. O letramento literário possibilita significativamente ao leitor em formação, descobertas inusitadas do uso da linguagem. A leitura literária deve ser percebida e assumida pelo professor como processo de desenvolvimento da sensibilidade do leitor pela vivência de outras vidas, de outras maneiras de ver e sentir o mundo nunca antes imaginadas, por intermédio da palavra plurissignificativa. O texto literário estimula o envolvimento do leitor. Por meio da originalidade de sua estrutura textual, pela precisão de linguagem, pela presença de recursos de estilo surpreendentes, a leitura literária permite ao leitor abstrair, construir conceitos e hipóteses, brincar com o texto, aprender com ele, internalizar significados e exteriorizar emoções. A leitura literária torna-se prática social relevante, facilitadora de relações intersubjetivas aos sujeitos em constante produção de sentido. Em vista do exposto, pretende-se pôr em relevância neste artigo, a leitura literária expressiva, realizada pelo professor em sala de aula, assumindo a voz como um canal de explicitação de sensações e de sentimentos significados no texto pela representação sensorial. A prática da leitura literária em voz alta possibilita a construção de sentidos, relacionando-os com a realidade do leitor enquanto atividade cognitiva e de envolvimento emotivo. 

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References

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Published

2017-06-29