PIBID História: relato de experiência enfocando a educação patrimonial para jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio Imaterial. EJA. PIBID.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) PUC Minas, área de História, em que o tema abordado é a educação patrimonial, com enfoque no Patrimônio imaterial.  Tem como propósito relatar como foi desenvolvido o projeto junto aos alunos do EJA, seus desdobramentos, desafios, fundamentos, bem como apontar novas possibilidades de abordagem da temática em sala de aula. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), sob supervisão da Professora Edva Martins no ambiente escolar, e da Profª. Coordenadora Lorene dos Santos nas reuniões por área na PUC Minas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubson Santos de Jesus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

Graduando do 7° período do curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/PUC-MG.

Laura Paiva Matos Fontes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

Graduanda do 7° período do curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/PUC-MG.

Referências

AIRES, Josilane Maria do Nascimento et al. Educação Patrimonial: Primeiras ideias. In: Educação patrimonial: orientações ao professor. 2 imp. – João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2011, p. 14-18.

ALMEIDA, Vivian Fernandes Carvalho de et al. Usos Didáticos de Documentos no Ensino de História. VII Congresso Internacional de História. XXXV Encuentro de Geohistoria Regional. UNICESUMAR: 6 a 9 out. 2015.

BRAGA, Emanuel Oliveira. Memória, Patrimônio e Cidadania. In: Educação patrimonial: orientações ao professor. 2 imp. – João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2011. p. 19-21.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: Introdução. Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Anexo II Edital Pibid n° /2012 CAPES: Detalhamento do Subprojeto (Licenciatura). COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR: DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB. 2012. Disponível em: http://www.ca pes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes. Acesso em: 28 jun. 2017.

CAMPOS, Ronaldo. Dossiê Memória Viva: A História do IEMG. In: TELES, Ângela Machado (Org.). Revista Pedagógica IEMG. Ano 1, nº 01, Belo Horizonte, 2012. p. 8-13.

FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves. Patrimônio Imaterial: saber fazer na história. In: Seminário Ação Educativa. Cultura e Educação: Parceria que Faz História. Belo Horizonte: Mazza Edições, Instituto Cultural Flávio Gutierrez/ Museu de Artes e Ofícios, 2007. P.46 -55.

FREIRE, Eliane de Castro Machado. Patrimônio Cultural e Educação: Breve Reflexão. In: Educação patrimonial: orientações ao professor. 2 imp. – João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2011. p. 10-11.

GARCIA, Tânia Maria F. Braga; SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. A Formação da Consciência Histórica de Alunos e Professores e o Cotidiano em Aulas de História. Cad. CEDES, Campinas, vol.25, n.67, p.297-308, set/dez. 2005.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN. Patrimônio Cultural. 2017. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/ 218. Acesso em: 28 jun. 2017.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN. Patrimônio Imaterial. 2017. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes /234. Acesso em: 28 Jun. 2017.

LEITE, Lúcia Helena Alvarez (Org.). Série Reflexões sobre a Prática Pedagógica na Escola Plural. Caderno 3 - Educação de Jovens e Adultos: Relatos de uma Nova Prática. Secretaria Municipal de Educação, Belo Horizonte: SEGRAC, 1996.

VASCONCELOS, Maria Lucia. Planejamento e Ação Docente no Espaço da Sala de Aula. In: Educação Básica: a formação do professor, relação do professor-aluno, planejamento, mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2012. p. 75-104.

Downloads

Publicado

2018-06-29