Era uma vez... Construindo conhecimentos e (re)significando saberes através da contação de histórias

Autores

  • Nilza Bernardes Santiago PUC Minas
  • Kele dos Santos Ferreira PUC Minas.
  • Patrícia Guilhermina Dias Rosa PUC Minas
  • Glaydson Nunes Soares de Souza PUC Minas

Palavras-chave:

PIBID. Prática pedagógica. Literatura Infantil. Formação educacional.

Resumo

O presente artigo tem como foco a narrativa das experiências educativas vivenciadas pelos bolsistas do PIBID no curso de Pedagogia/PUC Minas, com alunos do 3°ano do ensino fundamental no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) no ano de 2014. Na perspectiva de enriquecer a prática pedagógica e contribuir para a valorização do magistério, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com prerrogativa de aliar a teoria com a prática, visa favorecer a atuação dos futuros profissionais da educação assim como a melhoria do ensino público.  Nessa perspectiva criou-se o projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto”, onde a literatura infantil, com conto e reconto de histórias, buscou ampliar nas crianças o gosto pela leitura e a participação na escrita de suas próprias produções para a formação de indivíduos mais sensíveis, reflexivos, criativos e críticos para com suas ideias e conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilza Bernardes Santiago, PUC Minas

possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: docência no ensino superior, professora, graduação e ensino, docência em pós-graduação lato sensu.

Kele dos Santos Ferreira, PUC Minas.

Graduanda do curso de Pedagogia, bolsista ID PIBID PUC Minas.

Patrícia Guilhermina Dias Rosa, PUC Minas

Graduanda do curso de Pedagogia, bolsista ID PIBID PUC Minas.

Glaydson Nunes Soares de Souza, PUC Minas

Graduando do curso de Pedagogia, bolsista ID PIBID PUC Minas.

Referências

ALMEIDA, A.. A afetividade no desenvolvimento da criança. Contribuições de Henri Wallon. Revista Inter‐Ação, América do Norte, 2008. Vol.33, n.2. Artigo científico disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index. php/interacao/article/>. Acesso em: 6 mar. 2017.

BERNARDINO, Andreza Dalla; SOUZA, Linete Oliveira de. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2015.

BENJAMIM, Walter. O Narrador. In: Os Pensadores. 2. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

BOIMARE, Serge. Por que contar histórias às crianças? Como se processa a mudança? In: BOIMARE, Serge. Crianças impedidas de pensar. Tradução Marcelo Dias Alameda. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2011, cap. 7, p.135-151.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.

BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar: Pequenos segredos de narrativas. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes, 2003.

CAGLIARI, Luis Carlos. A Leitura. In; CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Lingüística. 10. ed. São Paulo; Scipione, 2003. Cap. 4. p.147-188.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3 ed. São Paulo: Cortez, 96p. 1983.

HÉBRARD, J. O autodidatismo exemplar. Como Valentin Jamerey-Durval aprendeu a ler? In: CHARTIER, R. Práticas da leitura. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p.35-73.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2015.

ROCKWELL, E. La lectura como práctica cultural: conceptos para el estudio de los libros escolares. Educação e pesquisa, São Paulo. v. 27. n. 1. p. 11-26, jun. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022 001000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-29