Projeto Laços e sua construção metodológica
Palavras-chave:
Medidas socioeducativas. Metodologia. Parrhesia.Resumo
O presente artigo investigou a metodologia do Projeto de Extensão Laços, vista a necessidade de se buscar formas alternativas ao atual modelo socioeducativo. Laços caracteriza-se como um projeto de extensão interdisciplinar, entre os cursos de Direito e Psicologia, além da parceria externa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Belo Horizonte. A proposta é a realização de oficinas com jovens na faixa etária de 12 a 21 anos de idade, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Observou-se que a metodologia apresentada no projeto é diferente das metodologias tradicionais, pois ela proporciona um espaço de criação de laços pessoais, afeto e atravessamentos por meio da horizontalidade e do franco falar.
Downloads
Referências
BARRETO, Cristiane. Liberdade assistida: a construção de um novo espaço. In: BARROS, Fernanda Otoni. Tô fora: o adolescente fora da lei. Belo Horizonte: Del Rey, 2003. P. 25-39.
BECKER, Howard S.. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar. 2008 [1973], 232 p.
BENFICA, Aline (Org). Psicologia Jurídica: ética, transmissão e política. Rio de Janeiro: Imago Editora. 2001. 284 p.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Diário Oficial da União. Brasília- DF, 1990.
BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Diário Oficial da União. Brasília- DF, 2012.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do Sujeito: curso no Collège de France (1981-1982). Tradução Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BENFICA, Aline (Org). Psicologia Jurídica: ética, transmissão e política. Rio de Janeiro: Imago Editora. 2001. 284p.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 1996.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Trad.: Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GUERRA, Andréa Maris; FERRARI Ana Terra; OTONI Marina. Direito e Psicanálise: controvérsias contemporâneas. CRV Editora. Curitiba. 2014. 210p.
MINAS GERAIS. Relatório Estatístico Vara da Infância e Juventude. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, 2017 [acesso em 26 de maio de 2018]. Disponível em: http://www.tjmg.jus.br/data/files/E6/05/C1/8D/1579261054D13526B0 4E08A8/Relatorio_2018_rev012.pdf. Data de Acesso: 28 de Junho de 2017.
WAISELFISZ, J. J. Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil. Brasília, 2014. 2008p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.