O uso do origami na prática de professores que ensinam matemática: uma abordagem axiomática em construções geométricas

Autores

Palavras-chave:

Geometria, Origami, Poliedros Regulares, Professores que ensinam Matemática

Resumo

Este estudo faz referência a parte de uma pesquisa desenvolvida com 14 professores das áreas de Artes, Física, Pedagogia e Matemática, em uma escola da rede Municipal de Belo Horizonte. A escolha do público-alvo se deu por considerar que esses profissionais, em algum momento de sua prática pedagógica, ensinam Matemática, em especial a Geometria. O objetivo da pesquisa foi inserir a técnica do Origami em sala de aula, na expectativa de que, com sua abordagem axiomática, a aprendizagem da Geometria se tornasse mais significativa, proporcionando maior compreensão no estudo dos Poliedros Regulares, também conhecidos como Poliedros Platônicos. A fim de observar os benefícios na aprendizagem geométrica a partir das construções com Origami organizaram-se oficinas, divididas em três momentos. Ao final das atividades, os participantes responderam a um questionário contendo dez questões acerca das práticas realizadas nas oficinas. Os resultados mostram que há benefícios na aprendizagem geométrica com o uso dessa técnica. Ela traz consigo a arte de dobrar papel e se torna eficiente quando utilizada como um recurso didático nas aulas de diversas disciplinas que utilizam a Geometria com diferentes abordagens.

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Biografia do Autor

Anita Lima Pimenta, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em ensino de Ciências e Matemática, licendiada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na docência do Ensino Fundamental e Superior.

Eliane Scheid Gazire, PUC Minas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadora e docente no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

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Publicado

2019-04-30