POEINT: a transição de uma Escola Polo de Educação Integrada para uma Escola de Educação Integral e Integrada
Palavras-chave:
Escola Integral. Escola Integrada. Freinet. Autonomia. POEINT.Resumo
A transição de uma escola tradicional para um modelo inovador é o assunto tratado neste relato de experiência, com a observação ao longo de um ano letivo na vivência de derrubar paredes e criar redes. O modelo “Escola da Ponte,” adotado em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, é uma atitude pioneira e ousada na educação básica pública. Relatam-se aqui as vitórias, as dificuldades, e a perseverança da equipe de educadores que abraçou o desafio até torná-lo uma realidade, sempre com o foco na narração das mudanças alcançadas.
Downloads
Referências
CAPANEMA, José Carlos. Foto antiga FEBEM. Centro de Recolhimento e Triagem da FEBEM em 1970. Revista Minas Gerais. Disponível em: ·Acesso em: 11 maio 2019.
EM POEINT. Escola Municipal Polo de Educação Integrada. Disponível em: <https://www.facebook.com/EMPoeint/> Acesso em: 11 maio 2019.
E.M. POEINT . Portal Eletrônico EM POEINT . Disponível em: <https://empoeintblog.wordpress.com/> Acesso em: 24 out. 2018.
E.M.POEINT. Proposta Pedagógica da EM POEINT. Disponível em: <https://empoeintblog.files.wordpress.com/2018/01/proposta-pedagogica.pdf >. Acesso em: 24 out. 2018
FIUZA, Denilson. A Capoeira como difusora da língua portuguesa e fomento de aprendizagem nos códigos e linguagens com valores civilizatórios em uma roupagem científica. Posted on 13 de novembro de 2018 . Disponível em: <https://institutoitard.com.br/capoeira-como-difusora-da-lingua-portuguesa-e-fomento-de-aprendizagem-nos-codigos-e-linguagens-com-valores-civilizatorios-em-uma-roupagem-cientifica/> Acesso em: 11 maio 2019.
LIMA, Leandro. Beisebol Capixaba. Disponível em: <https://www.beisebolcapixaba.com.br/noticia/capixabas-saem-invictos-de-bh/> Acesso em 24 out. 2018.
MORIKAWA, Silene. O que é Trello e para que serve? In: MORIKAWA, Silene. DA PRA FAZER! Disponível em <https://www.daparafazer.com.br/trello/>Acesso em 25 nov. 2018
RODA DE CONVERSA PBH. Disponível em: <https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/escola-municipal-implanta-metodologia-referencia-em-ensino> Acesso em: 24 out. 2018.
SOUZA, Antonio Augusto de. Livro Barreiro 130 anos de história - Da Argila ao Aço . Facebook: @museudigitaldobarreiro. Museu Digital do Barreiro. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/media/set/?set=a.1460983123933132.1073741828.1459883117376466&type=3>. Acesso em 11: maio 2019.
SOUZA, Antonio Augusto de. Representação da Fazenda Barreiro, quando o estado assumiu sua gestão. In: Barreiro 130 Anos de História - Da argila ao aço. Publicado em: 20 abril de 2016. Disponível em: <https://www.facebook.com/museudigitaldobarreiro/photos/primeiras-linhas-de-%C3%B4nibus-do-barreiro-que-eram-no-estilo-jardineira-na-decada-d/1851464985085529/> Acesso em: 11 maio 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.