POEINT: a transição de uma Escola Polo de Educação Integrada para uma Escola de Educação Integral e Integrada

Autores

  • Nádia Cristina da Silva PUC Minas

Palavras-chave:

Escola Integral. Escola Integrada. Freinet. Autonomia. POEINT.

Resumo

A transição de uma escola tradicional para um modelo inovador é o assunto tratado neste relato de experiência, com a  observação ao longo de um ano  letivo  na vivência de derrubar paredes e criar redes. O modelo “Escola da Ponte,” adotado em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, é uma atitude pioneira e ousada na educação básica pública. Relatam-se aqui as vitórias, as dificuldades, e a perseverança da equipe de educadores que abraçou o desafio até torná-lo uma realidade, sempre com o foco na narração das mudanças alcançadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Cristina da Silva, PUC Minas

Graduada em Letras pela PUC Minas. Extensionista do Programa Escola Integrada no período de 2017 a 2018.

Referências

CAPANEMA, José Carlos. Foto antiga FEBEM. Centro de Recolhimento e Triagem da FEBEM em 1970. Revista Minas Gerais. Disponível em: ·Acesso em: 11 maio 2019.

EM POEINT. Escola Municipal Polo de Educação Integrada. Disponível em: <https://www.facebook.com/EMPoeint/> Acesso em: 11 maio 2019.

E.M. POEINT . Portal Eletrônico EM POEINT . Disponível em: <https://empoeintblog.wordpress.com/> Acesso em: 24 out. 2018.

E.M.POEINT. Proposta Pedagógica da EM POEINT. Disponível em: <https://empoeintblog.files.wordpress.com/2018/01/proposta-pedagogica.pdf >. Acesso em: 24 out. 2018

FIUZA, Denilson. A Capoeira como difusora da língua portuguesa e fomento de aprendizagem nos códigos e linguagens com valores civilizatórios em uma roupagem científica. Posted on 13 de novembro de 2018 . Disponível em: <https://institutoitard.com.br/capoeira-como-difusora-da-lingua-portuguesa-e-fomento-de-aprendizagem-nos-codigos-e-linguagens-com-valores-civilizatorios-em-uma-roupagem-cientifica/> Acesso em: 11 maio 2019.

LIMA, Leandro. Beisebol Capixaba. Disponível em: <https://www.beisebolcapixaba.com.br/noticia/capixabas-saem-invictos-de-bh/> Acesso em 24 out. 2018.

MORIKAWA, Silene. O que é Trello e para que serve? In: MORIKAWA, Silene. DA PRA FAZER! Disponível em <https://www.daparafazer.com.br/trello/>Acesso em 25 nov. 2018

RODA DE CONVERSA PBH. Disponível em: <https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/escola-municipal-implanta-metodologia-referencia-em-ensino> Acesso em: 24 out. 2018.

SOUZA, Antonio Augusto de. Livro Barreiro 130 anos de história - Da Argila ao Aço . Facebook: @museudigitaldobarreiro. Museu Digital do Barreiro. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/media/set/?set=a.1460983123933132.1073741828.1459883117376466&type=3>. Acesso em 11: maio 2019.

SOUZA, Antonio Augusto de. Representação da Fazenda Barreiro, quando o estado assumiu sua gestão. In: Barreiro 130 Anos de História - Da argila ao aço. Publicado em: 20 abril de 2016. Disponível em: <https://www.facebook.com/museudigitaldobarreiro/photos/primeiras-linhas-de-%C3%B4nibus-do-barreiro-que-eram-no-estilo-jardineira-na-decada-d/1851464985085529/> Acesso em: 11 maio 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-07