Literatura e Cinema: processo de retextualização

Autores

  • Maria Flor de Maio Barbosa Benfica Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Kelly Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Instituto de Ciências Humanas - Departamento de Letras http://orcid.org/0000-0002-6262-5976
  • Brenda Kelly Nunes Oliveira Borges Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Instituto de Ciências Humanas - Departamento de Letras
  • Frederico Dias Rosa Alves Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa
  • Andréa Pereira Ledo
  • Drielly Luize Arruda Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Instituto de Ciências Humanas - Departamento de Letras
  • Matheus Henrique da Silva Corrêa Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Instituto de Ciências Humanas - Departamento de Letras

Palavras-chave:

Leitura, Retextualização, Interdisciplinaridade.

Resumo

Propomos, neste artigo, descrever a experiência de um projeto realizado pelos alunos de licenciatura do curso de Letras (PUC MG), participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2017. O projeto mostrou-se importante como fenômeno didático e interdisciplinar, ao unir dois tipos de leituras de semióticas particulares – a leitura literária e a leitura do texto cinematográfico –, a partir da abordagem da retextualização, que é o exercício de criar um novo texto a partir de outros textos. O objetivo dessa ação foi potencializar as habilidades de leitura e escrita dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual e, também, fortalecer as práticas docentes dos estudantes de licenciatura envolvidos com o projeto. Essa ação resultou na produção de um curta metragem que tomou a animação BoJackHorseman como texto base. Com o exercício dessa prática de ensino, evidenciamos a necessidade de buscarmos, a cada dia, investir na produção de novos conhecimentos, metodologias e estratégias para que o processo de ensino seja significativo, tanto para os estudantes quanto para nós, professores em formação.

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Biografia do Autor

Maria Flor de Maio Barbosa Benfica, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Professora do Instituto de Ciências Humanas - Departamento de Letras

Referências

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Publicado

2019-12-06