Literatura e Cinema: processo de retextualização
Palavras-chave:
Leitura, Retextualização, Interdisciplinaridade.Resumo
Propomos, neste artigo, descrever a experiência de um projeto realizado pelos alunos de licenciatura do curso de Letras (PUC MG), participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2017. O projeto mostrou-se importante como fenômeno didático e interdisciplinar, ao unir dois tipos de leituras de semióticas particulares – a leitura literária e a leitura do texto cinematográfico –, a partir da abordagem da retextualização, que é o exercício de criar um novo texto a partir de outros textos. O objetivo dessa ação foi potencializar as habilidades de leitura e escrita dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual e, também, fortalecer as práticas docentes dos estudantes de licenciatura envolvidos com o projeto. Essa ação resultou na produção de um curta metragem que tomou a animação BoJackHorseman como texto base. Com o exercício dessa prática de ensino, evidenciamos a necessidade de buscarmos, a cada dia, investir na produção de novos conhecimentos, metodologias e estratégias para que o processo de ensino seja significativo, tanto para os estudantes quanto para nós, professores em formação.
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