ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA:
Palavras-chave:
Alfabetização. Deficiência intelectual. Educação humanista. PandemiaResumo
O presente artigo apresenta a ação, em tempos de pandemia, de um projeto de extensão intitulado ALEGRIA (Aprendizagem de Leitura e Escrita Gerando Respeito, Inclusão e Autonomia). A proposta é mostrar que existem caminhos possíveis para promover uma alfabetização libertadora, pautada na leitura crítica do mundo, tendo como pressuposto a educação humanista. Inicialmente, reunimos os pressupostos teóricos referentes a aprendizagem do código escrito, para tal nos ancoramos em Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2000) Soares (1998, 2019) e Freire (1987, 1989, 1996). Em seguida, apresentamos uma sequência de três atividades que foram desenvolvidas no sistema remoto, referentes a temática da Covid-19, condições climáticas e o trabalho com o gênero textual poema que culminou na produção de um vídeo coletivo. Com tais experiências, concluímos que é possível pensarmos em uma educação que vise uma atitude mais humanista e inclusiva frente os desafios do século XXI. Nesse sentido, é imprescindível pensar na alfabetização e letramento como potenciadores para um novo paradigma para a educação e a transformação do mundo.
Downloads
Referências
BVS, Psicologia Brasil. Manual de diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Disponível em http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php. Acesso em: 13 nov. 2020.
CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS, CID-10. Disponível em https://www.cid10.com.br/. Acesso em: 13 nov. 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeira: Paz e Terra, 1987.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 2003.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? Brasília: UNESCO Brasil, 2016.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.