DA ‘‘ZOEIRA” À AULA DE HISTÓRIA:
uma análise sobre a página “Plebeus Ociosos”
Palavras-chave:
Memes. Cibercultura. Educação.Resumo
Tendo como objeto de estudos os memes da internet este trabalho tem como objetivo geral discutir como os memes da página Plebeus Ociosos podem contribuir para a produção de situações de aprendizagem a respeito História Medieval, por meio da intertextualidade, e da linguagem digital mediada na internet. Por meio de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem exploratório-descritiva, busca-se problematziar como este tipo de conteúdo produz efeito na produção de sentidos e subjetividades dos usuários da rede a respeito da representação da história mediavel e como estas questões são reconfiguradas pela linguagem digital e pela autoria em rede. Conclui-se que os memes controem experiências compartilhadas de sentido e produzem diferentes situações de aprendiagem em rede.
Downloads
Referências
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Linguística. V. 1 e 2. São Paulo: Contexto, 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução de Susana Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
OLIVEIRA, Kaio Eduardo J.; PORTO, Cristiane de Magalhães; ALVES, André Luiz. Memes de redes sociais digitais enquanto objetivos de aprendizagem na cibercultura: Da viralização a educação. Acta Sci. Educ., v. 41, e42469, 2019. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/42469. Acesso em: 28 nov.2018.
PORTO, Cristiane; ALVES, André Luiz; MOTA, Marlton Fontes (org.). Educiber: Diálogos ubíquos para além da tela e da rede. Aracaju: Edunit, 2018.
PORTO, Cristiane; MOREIRA, José António (org.). Educação no Ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: Edunit, 2017.p. 13-21
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre, Suliana, 2009. Disponível em http://www.redessociais.net/cubocc_redessociais. Acesso em: 18. out. 2018.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014.
SHIFMAN, Limor. Memes in digital culture. Massachusetts: MIT Press, 2014.
SOUZA; SILVA. Adriana. Do ciber ao híbrido: tecnologias móveis como interface dos espaços híbridos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.