ENFRENTANDO A ADVERSIDADE DE FORMA COLABORATIVA:
Palavras-chave:
: Ensino Remoto. Ensino Fundamental. Site EducacionalResumo
Este relato apresenta uma reflexão sobre o processo de elaboração do site educacional da Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti (EMPEP) - da cidade de Belo Horizonte (MG) - pensado a partir da situação vivida pela escola em virtude da pandemia de Covid-19. Apresentamos, por meio de um breve histórico dos acontecimentos que a EMPEP vivenciou no ano de 2020, à luz de teóricos como Chartier (1998), Masseto (2000), Belloni (2005) e a BNCC (2017) e a partir das discussões feitas em reuniões, uma análise sobre os motivos da criação de um site como um dos principais recursos da nossa escola para desenvolver uma aproximação com os estudantes e uma tentativa de estabelecer um ensino remoto. A nossa avaliação preliminar é que essa adoção foi assertiva, pois os resultados têm demonstrado uma adesão tanto por parte dos docentes como dos discentes. Logo, desejamos que a nossa experiência seja significativa para toda comunidade escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 de ago. de 2020.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Tradução: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial, UNESP, 1998. Disponível em: https://docero.com.br/doc/x0x01. Acesso em: 11 ago. 2020.
EMPEP. Construindo saberes em tempo de pandemia. Formulário. Disponível em
<https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQDuyAZPYqKJmV_LsbRDmaxiDVP0LhJB6AKRX3HKC_2dYz7A/viewform>. Acesso em: 13 ago. 2020.
EMPEP. empep. oficial. Instagram, 12 ago. 2020. Disponível em
<https://www.instagram.com/empep.oficial/?igshid=k5mjl9j8zc76>. Acesso em: 12 ago. 2020.
EMPEP. Construindo Saberes em Tempo de Pandemia. 1º Questionário. Disponível em <https://docs.google.com/forms/d/1toYciboJtZdgvrkJJThgXUyFlYVgTSH32E8pux2qciA/edie?gxids=7628>. Acesso em: 01 de março de 2021.
EMPEP. EMPEP OFICIAL. Youtube, 12 ago. 2020. Disponível em
<https://www.youtube.com/channel/UCayLZwcrjPUTmICyETYggLA>. Acesso em: 12 ago. 2020
EMPEP. Tutorial Acessando as atividades no Site. Youtube, 12 ago. 2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=90v5lMT-_bs&list=PLfdLfo_8FwChDqhVNjmBut9b0g8GZ-C_3>. Acesso em: 12 ago. 2020.
EMPEP. Tutorial EJA no Site EMPEP. Youtube, 12 ago. 2020. Disponível em
<https://www.youtube.com/watch?v=ZLehFvY4wBU&list=PLfdLfo_8FwChDqhVNjmBut9b0g8GZ-C_3&index=2>. Acesso em: 12 ago. 2020.
MASSETO, Marcos T. Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia. In: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T. e BEHRENS, Marilda Aparecida Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.