O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CEFET-MG EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Daniel Ribeiro Victor

Palavras-chave:

Ensino médio. Relato de experiência. Pandemia.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, é um dos mecanismos de inserção de futuros docentes que estejam na segunda metade do curso, e tradicionalmente é realizado de maneira presencial nas instituições de ensino participantes. No entanto, dado o atual momento vivido no mundo, provocado pela pandemia da COVID-19, o Programa Residência Pedagógica precisou ocorrer, pela primeira vez, de maneira remota. Este trabalho visa demonstrar, através de imagens e/ou informações, as atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de Geografia (licenciatura) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Programa Residência Pedagógica entre 2020 e 2021, ao longo dos meses de outubro a maio, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET-MG. Essas atividades foram direcionadas, em sua maioria, para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, mas também para os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

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Referências

ADORO CINEMA. Gaza. 2019. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-270072/. Acesso em: 11 ago. 2021.
SOUZA, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 17, n. 30, p. 110-118, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i30.7127. Acesso em: 08 maio 2021.

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Publicado

2021-12-20