PEÇAS PUBLICITÁRIAS:
comparação das identidades sociais construídas para o gênero feminino e masculino
Palavras-chave:
Publicidades. (Des)igualdade de gênero. Identidade. Discurso.Resumo
Visto que as propagandas acompanharam as mudanças da sociedade no que se refere aos papéis ocupados por homens e mulheres e, consequentemente, as transformações no que tange à (des)igualdade de gênero, este ensaio tem como objetivo discorrer sobre a comparação das identidades sociais construídas para o gênero feminino e masculino em algumas peças publicitárias, analisar os efeitos de sentido produzidos nessas peças, observar as mudanças de papéis ocupados por homens e mulheres que acabam refletindo nas propagandas. Para contribuir com a análise e reflexão sobre o assunto aqui abordado, o ensaio apresenta como base teórica Charaudeau (2007), Gregolin (2007) e Orlandi (2005). Além disso, o corpus aqui analisado foi composto por algumas propagandas selecionadas de produtos de limpeza, alimentação e beleza.
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Referências
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