PEÇAS PUBLICITÁRIAS:

comparação das identidades sociais construídas para o gênero feminino e masculino

Autores

  • Izabela de Souza Gomes
  • Leandro Martins de Sousa
  • Luciene Bernardo Quirino

Palavras-chave:

Publicidades. (Des)igualdade de gênero. Identidade. Discurso.

Resumo

Visto que as propagandas acompanharam as mudanças da sociedade no que se refere aos papéis ocupados por homens e mulheres e, consequentemente, as transformações no que tange à (des)igualdade de gênero, este ensaio tem como objetivo discorrer sobre a comparação das identidades sociais construídas para o gênero feminino e masculino em algumas peças publicitárias, analisar os efeitos de sentido produzidos nessas peças, observar as mudanças de papéis ocupados por homens e mulheres que acabam refletindo nas propagandas. Para contribuir com a análise e reflexão sobre o assunto aqui abordado, o ensaio apresenta como base teórica Charaudeau (2007), Gregolin (2007) e Orlandi (2005). Além disso, o corpus aqui analisado foi composto por algumas propagandas selecionadas de produtos de limpeza, alimentação e beleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. O que quer dizer informar. In: CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007, p. 33-63.
GEREMIAS, Daiane. Este comercial de sabão em pó é uma revolução nos papéis de homens x mulheres. Mega Curioso, 2016. Disponível em: https://m.megacurioso.com.br/comunicacao/98056-este-comercial-de-sabao-em-po-e-uma-revolucao-nos-papeis-homem-x-mulher.htm. Acesso em: 02 out. 2019.
GREGOLIN, M. R. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo. São Paulo, v. 4, n. 11, p. 11, 25 nov. 2007.
HYPENESS. Finalmente uma propaganda de produto de limpeza escolheu um homem como protagonista. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2017/03/finalmente-uma-propaganda-de-produto-de-limpeza-escolheu-um-homem-como-protagonista/. Acesso em: 02 out. 2019.
LÓPEZ-BARREYRO, Luz Amparo. A Imagem das Mulheres nas Propagandas Televisivas: uma análise na perspectiva de gênero. Revista Gestão e Políticas Públicas, v. 7, n. 1 (2017). Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rgpp/article/view/137724. Acesso em: 09 nov. 2019.
MOREIRA, Massalo. Dove Men Care (O melhor comercial de shampoo que eu já vi). Youtube, 19 de março de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1dPyHlcb-DQ. Acesso em: 10 nov. 2019.
ORLANDI, E. P. Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Estudos da Língua(gem), v. 1, n. 1, jun. 2005. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/973. Acesso em: 28 set. 2019.
SNICKERS BRASIL. Snickers Brasil – República. Youtube, 15 de março de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L0XSxoB5K1I. Acesso em: 10 nov. 2019.
SNICKERS BRASIL. Snickers Brasil – Vestiário. Youtube, 15 de março de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HNpDnr9JQZg. Acesso em: 10 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-20