UM DIAGNÓSTICO SOBRE A EFETIVIDADE DOS CURSOS DO PARFOR:

a experiência do DCHT/UNEB/Campus xx – Brumado neste processo

Autores

  • Lucas dos Santos Porto
  • Silvia Lúcia Lopes Benevides

Palavras-chave:

Efetividade. Formação docente. PARFOR.

Resumo

O trabalho realizou um diagnóstico sobre a efetividade dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - a experiência do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado neste processo. Fez-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, de teor bibliográfico e documental. Com isso, levantaram-se questões sobre as razões de alguns profissionais formados pelos programas não serem aproveitados nas redes municipais de educação; os pontos positivos e negativos na formação desses professores e mensurou-se a metodologia de ocorrência das aulas e respectivas atividades. Nos resultados obtidos, verificou-se que a efetividade, em alguns casos, não ocorreu porque algumas prefeituras dispensaram os sujeitos que se encontravam devidamente capacitados para o exercício docente, muitas vezes para atender aos interesses políticos e/ou particulares dos gestores que se encontravam no poder, o que demonstrou certa inoperância e insensibilidade por parte de alguns deles à razão de existência do PARFOR. Destacou-se a qualidade do ensino ofertado pela universidade que promoveu o elo constante entre teoria e prática, apesar de a metodologia de ocorrência das aulas e respectivas atividades serem motivos de queixas por parte dos alunos, por uma sobrecarga de deveres.

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Referências

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Publicado

2021-12-20