“LÁ ONDE HÁ PODER HÁ RESISTÊNCIA”:

governamentalidade e resistência na escola a partir de uma perspectiva foucaultiana

Autores

  • Maria Virgínia Freire dos Santos Carmo

Palavras-chave:

Educação. Poder-saber. Biopoder. Resistência. Espaço escolar.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender o conceito de resistência a partir de leituras sobre o poder e o saber presentes na obra de Michel Foucault. Partindo do questionamento acerca do que o autor propunha como resistência e de como seria possível resistir, foi apresentado o panorama de inquietude do momento presente, principalmente no meio educacional. O artigo tem como abordagem inicial a apresentação das transformações nas relações de poder na sociedade no decorrer dos séculos XVII e XVIII, desenvolvendo, logo em seguida, discussões acerca da escola e sua relação com o poder e o saber, assim como as relações da escola com a biopolítica, passando por conceitos de governamentalidade, de sujeito, de poder e biopoder. Logo em seguida, será discutido o que é resistência em Michel Foucault e algumas possibilidades de enfrentamento à dominação e exploração na perspectiva de construção de novas subjetividades, discussão essa que pensará possíveis formas de deslocamento dessas resistências para o espaço escolar.

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Publicado

2021-12-20