NA CAPTURA DO TEMPO ENTRE A ESCOLA E O CINEMA
Palavras-chave:
Educação; Cinema; História; Brasil.Resumo
O uso do cinema, como instrumento pedagógico em sala de aula, chegou, ao início do século XX, no trilho do imaginário que se tinha de modernidade, com discussões que polarizavam entre a reprodução do ideário de nação moderna e a reprodução de um país agrícola, sertanejo. O cinema era visto como o principal elemento inovador para a escola. Um cinema educativo voltado para a higienização, para a ciência e distante de qualquer ensejo que poderia desvirtuar o cidadão ordeiro, mediano, trabalhador. Este artigo tem como objetivo refletir e se posicionar sobre a gênese, o uso e os efeitos do cinema como um instrumento educativo no Brasil na primeira metade do século XX. Para isso, foi preciso uma revisão histórica de grande parte das pesquisas desenvolvidas sobre o tema, tal como recentes teses e livros que buscaram compreender a diversidade contextual que envolveu o uso desse cinema no Brasil. Como parte dos resultados, foi possível compreender que a sistematização do cinema como prática educativa mostrou-se pouco acurada em suas estratégias para o ensino.
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