Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista do Instituto de Ciências Humanas
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Anúncios
Atual
Arquivos
Indexadores
Política de Privacidade
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 33 (2024): REVISTA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
v. 23 n. 33 (2024): REVISTA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Publicado:
2024-12-12
Expediente
Expediente
Ana Beatriz Oliveira Xavier Ribeiro
1-5
PDF
Editorial
Editorial
Sérgio de Freitas Oliveira, Ana Beatriz Oliveira Xavier Ribeiro
6
PDF
Artigos
NA CAPTURA DO TEMPO ENTRE A ESCOLA E O CINEMA
Tony Charles Labanca Correia, Simão Pedro Pinto Marinho
7-23
PDF
GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME “WALL-E”
Anna Luyza Ruella de Oliveira Vasconcelos , Alice Carceroni Brandão, Livia Dutra Pereira, Maurício Gonçalves Silva , Marcelo Diniz Monteiro de Barros
24-35
PDF
AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE:
contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores
Isabela Matilde Santana de Almeida
36-56
PDF
ERA UMA VEZ:
desconstrução do discurso, percepção da intertextualidade e posicionamento do eixo parodístico no filme infantil Shrek 1
Rafaela Lopes dos Santos
57-68
PDF
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA:
um relato de experiência integrando Ciências e competências linguísticas através de um jogo didático
Dafny Coutinho Silva, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
69-79
PDF
GUIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DO VÍDEO “TODOS JUNTOS CONTRA A DOENÇA DE CHAGAS.”
Danemare Santos do Espírito Santo, Marcelo Diniz Monteiro de Barros
80-94
PDF
Apresentação
PREFÁCIO
Jacyra Antunes, Mariana Veríssimo
95-96
PDF
Ensaios
POR UMA ESCOLA DIVERSA:
acolhimento para o ensino aprendizagem
Sara Rayanne Silva Azevedo
97-98
PDF
ENTREVISTAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EJA:
dos desafios do ensino remoto emergencial à chegada do programa EJA novos rumos
Paulo Henrique Barbosa Silva, Wilton Silva Abreu, Sander Nilson dos Santos, Leandro Henrique da Silva, Wanderlene Mara da Silva Gomes
99-100
PDF
“CAIXA DA NATUREZA”:
uma experiência de educação ecológica na infância
Ana Clara de Oliveira Macedo, Helena Sifuentes Tostes Pacheco de Medeiros, Maria Clara Barajas Lorenzo Colares, Luciana Lima Ribeiro de Sá
101-102
PDF
IDENTIFICANDO OS SENTIDOS DE NATUREZA NO SÉCULO XX:
uma análise das legislações sobre o meio ambiente em minas gerais
Douglas Felipe Gonçalves de Almeida
103-104
PDF
ARTESÃOS SENSÍVEIS:
uma ensinança noutro modo avaliativo
Douglas Felipe Gonçalves de Almeida
105
PDF
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO HISTÓRIA GLOBAL VOL III
Camile Eduarda dos Santos Guimarães, Lislei Souza Duarte
106-107
PDF
GAMIFICAÇÃO NAS SALAS DE AULA DA CIDADE DE PRUDENTE DE MORAIS:
uma análise de experiências e resultados
Wilton Silva Abreu, Paulo Henrique Barbosa Silva
108-109
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ALDEIA KATURÃMA
Eliza Silva de Castro, Jéssica Grandell, Ingrid Nicole Carvalho Costa
110
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA:
metodologias ativas no ensino de literatura no ensino médio
Alana Pontara Botazini, Daniel Alves Lima
111-112
PDF
ANÁLISE DA FUNCIONALIDADE DAS ESTRUTURAS DE DETENÇÃO E RETENÇÃO ENQUANTO MEDIDAS MITIGADORAS À OCORRÊNCIA DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE-MG
Jonathan Fabrício Romualdo Alves, Franciele Esterlane Bispo, Antoniel Silva Fernandes
113-114
PDF
CIDADES PEQUENAS COMO TEMA GEOGRÁFICO:
conceituação e estudos sobre as cidades pequenas no contexto da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG
Klécia Gonçalves de Paiva
115-116
PDF
ENSINO OU DITADURA:
a realidade do ensino público
Rafael Augusto Torres Ferraz
117
PDF
MINAS GERAIS NO ESPAÇO-TEMPO:
um diálogo entre Geografia e História
Vinícius Pereira Chaves , Ana Márcia Moreira Alvim, Júlia Calvo
118-119
PDF
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA MAPEAMENTO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL EM RELEVO ONDULADO POR MEIO DA LÓGICA FUZZY E DO MÉTODO ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP)
Jorge Batista de Souza, Núbia Maria Ferreira Menezes, Bruno Durão Rodrigues, Luiz Eduardo Panisset Travassos
120
PDF
PROJETO PELAS LETRAS!
Remição de pena pela leitura
Ellen Soares Vilela Fagundes , Gabriel Corrêa Antônio
121-122
PDF
UMA ANÁLISE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MILITARIZADA:
o que dizem as pesquisas?
Lessandro Antonio de Freitas, Maria Inês Martins
123-124
PDF
EDUCAÇÃO E CULTURA DO ENCONTRO NA PERSPECTIVA DO PAPA FRANCISCO:
um caminho para superar a cultura do descarte
Donavan Iury Silva da Mata
125
PDF
EXAMINAR OU AVALIAR?
a prática de docentes de Geografia do Ensino Médio regular do município de Betim/MG
Lucas Andrade Dantas
126-127
PDF
A DICOTOMIA ACERCA DO PAPEL DAS PROSTITUTAS NA IDADE MÉDIA:
a construção de uma imagem mais completa e humana das mulheres na sociedade em que viviam
Kamilly Gabrielle Moraes Bastos, Bárbara Souza Machado
128-129
PDF
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO BAIANO “BAHIA, ONDE COMEÇOU O BRASIL”
Andrew Lavie Novais Santos, Ana Beatriz Domingues Pimentel
130
PDF
CARTOGRAFIA HISTÓRICA E GEOTECNOLOGIAS APLICADAS A ANÁLISE DAS MUDANÇAS DA MORFOLOGIA URBANA E CULTURAL ENTRE O ARRAIAL DE CURRAL DEL REI E BELO HORIZONTE
Bruno Durão Rodrigues, Marcelo Eduardo Zanetti, Juliana de Lima Caputo, Jorge Batista de Souza
131-132
PDF
COMO OS CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE AJUDAM A ENTENDER COMO É DENUNCIADA A XENOFOBIA NA MÚSICA “O NORDESTE É A PESTE” DO RAPPER RAPADURA
Stefani Da Silva Oliveira, Jefter Luan Louzada Da Cruz Neves
133-134
PDF
DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA SUPLEMENTAÇÃO PARA ESTUDANTES ALTAMENTE HABILIDOSOS/SUPERDOTADOS
Larissa Gouveia Duarte
135-136
PDF
DIREITO DE SER:
a abordagem de temáticas transversais dentro do ensino de História
Líslei Souza Duarte, Camile Eduarda dos Santos Guimarães, Ana Beatriz Domingues Pimentel, Andrew Lavie Novais Santos, Rick de Jesus Santos
137-138
PDF
ECOLOGIA MARGINAL:
a música rap enquanto caminho para promoção da consciência ambiental
Glaycon de Souza Andrade e Silva , Gleyber Eustáquio Calaça Silva
139-140
PDF
ESQUECIDAS DA HISTÓRIA:
a inclusão da tortura sexual contra mulheres na historiografia sobre a ditadura militar chilena
Beathryz Galdino Andriani
141-142
PDF
OS MUSEUS E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM OURO PRETO:
efetivação, desenvolvimento e apropriação
Isadora Parreira Ribeiro
143-144
PDF
SABERES CONSTRUÍDOS E INVESTIDOS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE:
um estudo ergológico sobre a prática docente de professores de Inglês nas escolas regulares
Vanessa Costa Guerra
145-147
PDF
O ESTUDO DAS FRAGMENTAÇÕES DAS ÁREAS VERDES NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE/MG APOIADA PELO USO DO GEOPROCESSAMENTO
Jackeline Rocha de Sousa, Jorge Batista de Souza, Gabriela Alves Medeiros de Abreu, Gabriel Caldeira Gomes
148-149
PDF
LIBRAS E QUESTÃO SOCIAL:
o trabalho do assistente social nas escolas com desafios e possibilidades de inclusão da pessoa surda
Leandra de Souza Carvalho, Ana Christina Damasceno
150-151
PDF
DRONES PROGRAMÁVEIS EM PYTHON COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Ivan Rollas da Soçva
152-153
PDF
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
explorando o ChatGPT como ferramenta de pesquisa
Sara Izabela Alves Pereira, Geovani Frois Bento de Oliveira
154-155
PDF
GEOGRAFIA HISTÓRIA E A SALA DE AULA:
estudos inquisitoriais e o uso de geotecnologias
Arthur Brum dos Reis
156-157
PDF
HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE MULHERES-INTELECTUAIS NEGRAS DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO:
lutas e conquistas
Gabriella Figueiredo do Carmo Moreira, Lorene dos Santos
158-159
PDF
ODS E VIOLÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM MINAS GERAIS:
análise de ocorrências no tempo e no espaço
Rafael Lara Mazoni Andrade
160-161
PDF
CASA DO APRENDER:
recursos de tecnologia assistiva, funcionalidade e aprendizagem de jovens adultos com deficiências
Nivânia Maria de Melo Reis, Bárbara Couto Bueno, Déborah Maria Ferreira
162-163
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEMOCRACIA:
reflexões normativas
Luana Maiara dos Santos, Mariana Cristina Moreira Souza
164-165
PDF
A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19
Jéssica Grandell
166-167
PDF
O CURRÍCULO ESCOLAR E A LUTA POR RECONHECIMENTO SOCIOCULTURAL
Mariana Cristina Moreira Souza , Luana Maiara dos Santos
168-169
PDF
RESGATE HISTÓRICO DE GUARAPIRANGA (MG) COM FOCO NA EDUCAÇÃO
Rosilene Aparecida do Nascimento
170-171
PDF
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A TRANSGENERIDADE:
relato de um docente trans
Raphael Theo de Oliveira Vargas
172-173
PDF
PROJETO OLHO VIVO “A ÍRIS DOS OLHOS DA SEGURANÇA PÚBLICA”:
uma análise geográfica
Ederson de Assis Carvalho
176-177
PDF
AS RECONFIGURAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE PÓS-PANDEMIA:
da docilização dos corpos na educação infantil às dificuldades para a autonomia no Ensino Fundamental I
Waleska Danielle Oliveira Lima, Mariana Veríssimo
174-175
PDF
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE:
entre perspectivas e desafios de pensar acerca da formação dos estudantes de Pedagogia ao longo do Programa Residência Pedagógica
Isabela Matilde Santana de Almeida
178-179
PDF
O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL EM SALA DE AULA E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO:
um relato de experiência
Sarah Caroline dos Santos Domingues, Taís Aguiar Moura, Mariana Hilbert Ribeiro, Jamilly Ferreira Siqueira
180
PDF
SOBRE A FRIEZA BURGUESA:
saberes e profissões docentes
Ana Paula de Jesus
181-182
PDF
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Fernando Lucas Oliveira Figueiredo, Vanessa Costa Guerra
183-184
PDF
RECONFIGURAÇÃO DO TRABALHO E SABERES DOCENTES NO PÓS-PANDEMIA
Wagner Geraldo de Souza, Sidnei Francisco Resende, Rafael Lara Mazoni Andrade
185-186
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Palavras-chave
Desenvolvido por
Open Journal Systems