POR UMA ESCOLA DIVERSA:
acolhimento para o ensino aprendizagem
Palavras-chave:
Escola; LGBT; Acolhimento.Resumo
A escola contemporânea desempenha um papel essencial na reprodução da divisão sexual do trabalho e na formação de ideais alinhados à lógica capitalista. Este resumo apresenta uma análise crítica da educação atual e propõe uma abordagem mais inclusiva, especialmente em relação às questões de gênero e sexualidade.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e Educação/Paulo Freire. 8. ed. Indaiatuba: Villa das Letras, 2007.
PEREIRA, Cleyton Feitosa; LAGE, Allene Carvalho. Educação como Prática da Liberdade para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire. Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 68-76, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/7712. Acesso em: 24 set. 2021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.