GAMIFICAÇÃO NAS SALAS DE AULA DA CIDADE DE PRUDENTE DE MORAIS:

uma análise de experiências e resultados

Autores

  • Wilton Silva Abreu
  • Paulo Henrique Barbosa Silva

Palavras-chave:

Gamificação; Tecnologias Digitais; Aprendizagem baseada em jogos digitais.

Resumo

A educação tem enfrentado desafios para buscar engajar e motivar os alunos nas suas jornadas de aprendizagem, e a gamificação como uma metodologia ativa aliada a outros métodos de ensino tem o intuito de ser um dos elementos para tornar as aulas mais criativas e desafiadoras. Investigar os diferentes tipos de jogos e elementos de gamificação utilizados em sala de aula e analisar o seu impacto no engajamento e motivação dos alunos nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Aline Simões; VALIANTE, Leandro Ferrarezi. O uso da gamificação como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do Ensino Médio. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 21, p. 1-2, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/18/o-uso-da-gamificacao-como-ferramenta-didatico-pedagogica-no-processo-de-ensino-aprendizagem-de-discentes-do-ensino-medio. Acesso em: 15 maio 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS CIENSINAR. Plickers: testando os conhecimentos de seus alunos praticamente sem internet. testando os conhecimentos de seus alunos praticamente sem internet. 2020. Disponível em: https://www2.ufjf.br/ciensinar/2020/04/23/plickers-testando-os-conhecimentos-de-seus-alunos-praticamente-sem-internet/. Acesso em: 26 abr. 2024.
MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. Alves da; FERREIRA, Lúcia Gracia. Pesquisa Qualitativa E Quantitativa. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 31, n. 03, p. 201-218. 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/issue/view/862. Acesso em: 17 maio 2024.
NUNES, Maria Rosinete Ayres da Nóbrega. Wordwall: ferramenta digital auxiliando pedagogicamente a disciplina de ciências. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 44. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/44/wordwall-ferramenta-digital-auxiliando-pedagogicamente-a-disciplina-de-ciencias. Acesso em: 13 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-12