GAMIFICAÇÃO NAS SALAS DE AULA DA CIDADE DE PRUDENTE DE MORAIS:
uma análise de experiências e resultados
Palavras-chave:
Gamificação; Tecnologias Digitais; Aprendizagem baseada em jogos digitais.Resumo
A educação tem enfrentado desafios para buscar engajar e motivar os alunos nas suas jornadas de aprendizagem, e a gamificação como uma metodologia ativa aliada a outros métodos de ensino tem o intuito de ser um dos elementos para tornar as aulas mais criativas e desafiadoras. Investigar os diferentes tipos de jogos e elementos de gamificação utilizados em sala de aula e analisar o seu impacto no engajamento e motivação dos alunos nas aulas de Educação Física.
Downloads
Referências
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS CIENSINAR. Plickers: testando os conhecimentos de seus alunos praticamente sem internet. testando os conhecimentos de seus alunos praticamente sem internet. 2020. Disponível em: https://www2.ufjf.br/ciensinar/2020/04/23/plickers-testando-os-conhecimentos-de-seus-alunos-praticamente-sem-internet/. Acesso em: 26 abr. 2024.
MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. Alves da; FERREIRA, Lúcia Gracia. Pesquisa Qualitativa E Quantitativa. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 31, n. 03, p. 201-218. 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/issue/view/862. Acesso em: 17 maio 2024.
NUNES, Maria Rosinete Ayres da Nóbrega. Wordwall: ferramenta digital auxiliando pedagogicamente a disciplina de ciências. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 44. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/44/wordwall-ferramenta-digital-auxiliando-pedagogicamente-a-disciplina-de-ciencias. Acesso em: 13 maio 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.