MINAS GERAIS NO ESPAÇO-TEMPO:

um diálogo entre Geografia e História

Autores

  • Vinícius Pereira Chaves
  • Ana Márcia Moreira Alvim
  • Júlia Calvo

Palavras-chave:

Espaço; Tempo; Geografia; História e geovisualização.

Resumo

O uso de interfaces digitais para motivar os alunos é um recurso da metodologia ativa de ensino. Mas não basta acessá-las, é preciso, também, fazer com que os alunos reflitam sobre a realidade no espaço-tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVIM, Ana Márcia Moreira. Análise da rede urbana de Minas Gerais a partir dos fluxos migratórios nos períodos 1986-1991 e 1995-2000. 2009. 187 f. Tese (Doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial) - Programa Pós-graduação em Geografia - Tratamento Informação Espacial, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://bib.pucminas.br/teses/TratInfEspacial_AlvimAM_1.pdf. Acesso em: 05 nov. 2023.
BARROS, José D’assunção. História, região e espacialidade. Revista de História Regional, [s. l], v. 10, n. 1, p. 95-129, dez. 2005.
CORRÊA, R. L. Região e Organização Espacial. 7 ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. Série Princípios.
LA BLACHE, Vidal. Annales de géographie. Année 1899, v. 38, p. 97-109. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/geo_0003-4010_1899_num_8_38_6051 Acesso em: 5 ago. 2021.
LIMA NETO, João Carlos de. Desafios e possibilidades da prática como componente curricular na formação de professores em Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 13, n. 23, p. 05-29, jan./dez., 2023. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1255/609 Acesso em: 7 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-12