OS MUSEUS E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM OURO PRETO:
efetivação, desenvolvimento e apropriação
Palavras-chave:
Museus; Educação patrimonial; Ouro Preto.Resumo
Considerando a trajetória preservacionista brasileira, profundamente marcada pela influência europeia e colonialista, este trabalho pretende refletir como a Educação Patrimonial vem sendo desenvolvida nos museus de Ouro Preto, e conhecer as perspectivas e os desafios da adoção de uma Educação Patrimonial decolonial como processo de reconhecimento e pertencimento da comunidade ouro-pretana com as suas próprias memórias.
Downloads
Referências
CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Para descolonizar museus e patrimônio: refletindo sobre a preservação cultural no Brasil. 2013. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=ogmdNMUAAAAJ&citation_for_view=ogmdNMUAAAAJ:WF5omc3nYNoC. Acesso em: 05 dez. 2024.
MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano (org.) 90 anos do Museu Histórico Nacional em debate (1922-2012). Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2014. Disponível em: https://biblioteca.museus.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=816. Acesso em: 05 dez. 2024.
PEIXOTO, Paulo. A linguagem consensual do patrimônio. In: PAES, Maria Tereza Duarte; SOTRATTI, Marcelo Antônio (org.). Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural. Identidades, Usos e Ideologias. São Paulo: Annablume, 2018.
SCIFONI, Simone. Patrimônio e educação no Brasil: o que há de novo? Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, ed. esp.17, p. 1-13, e255310, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/361272435_PATRIMONIO_E_EDUCACAO_NO_BRASIL_O_QUE_HA_DE_NOVO. Acesso em: 05 dez. 2024.
TOLENTINO, Átila. Educação Patrimonial Decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Revista Sillogés, v.1, n.1, p. 41-60, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15091/1/Educacao_Patrimonial_Decolonial_perspect%20-%20Atila%20Tolentino.pdf. Acesso em: 05 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.