HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE MULHERES-INTELECTUAIS NEGRAS DOCENTES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO:

lutas e conquistas

Autores

  • Gabriella Figueiredo do Carmo Moreira
  • Lorene dos Santos

Palavras-chave:

Educação. Mulheres negras. Docentes negras. Intelectuais negras. Pós-Graduação stricto sensu.

Resumo

A pesquisa buscou analisar trajetórias de rompimentos vivenciadas por mulheres negras docentes e produtoras do conhecimento científico em Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área da Educação. Para viabilizar a análise, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico da História da Educação dos negros, desde o período escravista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRENSHAW, Kimberle. A Interseccionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. Revista Estudos Feministas, n. 1, 2002.
FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: História oral de vida. Campinas, SP: Papirus, 2003. hooks, bell. Intelectuais negras. Estudos feministas, v. 3, n. 2, p. 464, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16465/15035 . Acesso em: 03 jun. 2024.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Artmed Editora, 2004. Disponível em: https://favaretoufabc.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/09/lahire-bernard-retratos-sociolc3b3gicos_disposic3a7c3b5es-e-variac3a7c3b5es-individuais.pdf. Acesso em: 30 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-12