AS RECONFIGURAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE PÓS-PANDEMIA:
da docilização dos corpos na educação infantil às dificuldades para a autonomia no Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Prática pedagógica; Pandemia; Professores; Alunos.Resumo
Este texto tem origem na pesquisa "As reconfigurações da prática pedagógica de professores do ensino fundamental I, em função da COVID 19: pesquisa colaborativa em escolas de Belo Horizonte/Brasil e Estrasburgo/França”.
Downloads
Referências
PAIM, A. V. F.; CARMO, M. C. S. do. (Re)afirmando o lugar da didática na formação docente. In: PIMENTA, S. G. et al. (org.). A didática e os desafios políticos na atualidade: XIX ENDIPE FACED/UFBA, 2018. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 129-148. (XIX ENDIPE, 2).
PIMENTA, Selma G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p.521-539, set./dez. 2005.
SCHWARTZ, Y.; DUC, M.; DURRIVE, L. Trabalho e Ergologia. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010. p. 25-36. SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L.
VERÍSSIMO, Mariana; SIQUEIRA, D. G. Enfoques Metodológicos de pesquisa em educação: evidenciar conceitos, prestigiar sujeitos. Curitiba. Editora CRV, 2020
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.