RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE:
entre perspectivas e desafios de pensar acerca da formação dos estudantes de Pedagogia ao longo do Programa Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Formação docente; Ensino-aprendizagem; Experiência; Vivências.Resumo
Este artigo tem como propósito refletir sobre as experiências dos estudantes de Pedagogia ao longo do Programa Residência Pedagógica no período de 2022 a 2024. Nesse prisma, os objetivos do relato consistem em: Investigar as principais contribuições do Programa Residência para a formação docente, levando em conta a articulação entre o saber teórico e prático; Refletir sobre as perspectivas e os desafios de pensar acerca da formação dos estudantes de Pedagogia ao longo do programa e discutir os resultados dele para a formação acadêmica, profissional e pessoal dos graduandos do curso de Pedagogia.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MIZUKAMI, Maria da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo. EPU, 1986.
NASCIMENTO, Manoel Genivaldo de Melo. Metodologias ativas dentro das práticas de leitura e produção textual. 2019. 12 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas Escuela de Postgrado, Paraguai, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.