RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE:

entre perspectivas e desafios de pensar acerca da formação dos estudantes de Pedagogia ao longo do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Isabela Matilde Santana de Almeida

Palavras-chave:

Formação docente; Ensino-aprendizagem; Experiência; Vivências.

Resumo

Este artigo tem como propósito refletir sobre as experiências dos estudantes de Pedagogia ao longo do Programa Residência Pedagógica no período de 2022 a 2024. Nesse prisma, os objetivos do relato consistem em: Investigar as principais contribuições do Programa Residência para a formação docente, levando em conta a articulação entre o saber teórico e prático; Refletir sobre as perspectivas e os desafios de pensar acerca da formação dos estudantes de Pedagogia ao longo do programa e discutir os resultados dele para a formação acadêmica, profissional e pessoal dos graduandos do curso de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARÃO, Martuse Sousa Ramos; SILVA, Alene Mara França Sanches; LIMA, Isabela Araújo. A metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. V Conedu Congresso Nacional de Educação, S.L, p. 1-10, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MIZUKAMI, Maria da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo. EPU, 1986.
NASCIMENTO, Manoel Genivaldo de Melo. Metodologias ativas dentro das práticas de leitura e produção textual. 2019. 12 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas Escuela de Postgrado, Paraguai, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-12