O REPERTÓRIO CULTURAL DO PROFESSOR: implicações no processo de formação das crianças

Authors

  • Marcela Camargos Dias Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Keywords:

Professores. Formação. Cultura. Crianças

Abstract

O presente artigo aborda a relação estabelecida entre a formação do professor e a cultura, apontando as implicações desta relação com o processo de desenvolvimento das crianças, sobretudo na Educação Infantil. Este trabalho surgiu da observação da prática de professores, por meio do contato estabelecido com eles a partir da minha experiência como formadora. O objetivo principal deste estudo é organizar um material que possa nutrir reflexões e proposições sobre o tema abordado. Inicialmente o texto estabelece um diálogo com o leitor sobre a importância da formação de professores, em especial a formação cultural. Em seguida apresenta uma síntese sobre a definição de cultura utilizada neste trabalho. Pretende, por fim, discutir sobre como a formação do professor pode facilitar o processo de mediação entre a criança e o mundo, contribuindo, desta forma, para a ampliação do universo de compreensão, tanto dos professores como das crianças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcela Camargos Dias, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Pós-graduanda em Educação Infantil pela PUC-MG; Especialista em Coordenação/Supervisão Pedagógica pela PUC-MG. Atua como Acompanhante Pedagógica da Educação na Gerência Regional de Educação Oeste.

References

ARGOLO, Gabriela Salles. Olhares e saberes do encontro com a arte. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Org.) Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005.

BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Org.). Arte /educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

CARVALHO, Cristina. Espaços de cultura e formação de professores/monitores. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Org.) Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005.

DIAS, Karina Sperle. Formação estética: em busca do olhar sensível. In: KRAMER, Sonia et al.(Org.) Infância e

educação infantil. Campinas: Papirus, 2012.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FREIRE, Adriani. Formação de educadores em serviço: construindo sujeitos, produzindo singularidades. In: KRAMER, Sonia et al.(Org.) Infância e educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Prática Pedagógica).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Editora da UNESCO, 2009.

IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2013.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEITE, Maria Isabel et al. História, cultura e expressão: fundamentos na formação do professor. In: KRAMER, Sonia et al.(Org.) Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 2012.

LEITE, Maria Isabel. Museus de arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Org.) Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005.

LEITE, Maria Isabel. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2012.

LIVRAMENTO, Magda Ugioni. Ampliando meu repertório vivencial, viajando e entrando no museu. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Org.) Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005.

LOPES, Marceli Ribeiro Castanheira. Descompasso: da formação à prática. In: KRAMER, Sonia et al.(Org.) Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 2012.

MACHADO, Adriana de Almeida. O seu olhar melhora o meu: o processo de monitoria em exposições itinerantes. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E. (Org.) Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas: Papirus, 2005.

MARTINS, Mirian Celeste F. Dias. Arte, só na aula de arte? Educação, Porto Alegre, v.34, n.3. p.311-316, set./dez. 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/9516>. Acesso em: 03 maio 2015.

MUNIZ, Luciana. Naturalmente criança: A educação infantil de uma perspectiva sociocultural. In: KRAMER, Sonia et al.(Org). Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 2012.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis.São Paulo: UNESP, 2011. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/320/1/01d14t01.pdf>. Acesso em: 03 maio 2015.

OSTETTO, Luciana e LEITE, Maria Isabel. Formação de professores: o convite da arte. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2012.

RIBEIRO, Mônica de O. Gomes. Arte contemporânea, um exercício de criatividade. Revista Educação, Guarulhos, v.4, n.1, 2009. Disponível em: <http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/viewFile/461/568> Acesso em: 03 maio 2015.

SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos. São Paulo: Contexto, 2009.

TRIERWEILLER, Pricilla Cristine. Repertórios artístico-culturais de professores da educação infantil: discursos e sentidos estéticos. In: KRAMER, Sonia; ROCHA, Eloisa Candal (Org.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2013.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização de COLE, Michael et al. e tradução de José Cipolla Neto et al. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2015-12-01