REDES E FLUXOS DA EDUCAÇÃO: A PROBLEMÁTICA ENTRE A E. E. ITÁLIA CAUTIERO FRANCO E A COMUNIDADE DANDARA

Authors

  • Mariana Guedes Raggi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Amanda Rodrigues Mapa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Rafaela Cristina Cordeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Flávio Sergio da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Jackson Paulino de Morais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Keywords:

Redes e Fluxos. Comunidade Dandara. Segregação. Ribeirão das Neves.

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as contradições ao acesso no que se refere a educação entre os municípios de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, a partir do estudo centrado na Escola Estadual Itália Cautiero Franco e o atendimento à população da Comunidade Dandara. Tem-se como objetivo específico identificar e analisar os fluxos que foram criados a partir do deslocamento da população de Belo Horizonte em direção a Escola Estadual Itália Cautiero Franco de Ribeirão da Neves. Os processos metodológicos consistiram em elaboração de mapas, aplicação de questionários, entrevistas, visitas à campo e revisão bibliográfica. A partir dessa metodologia, constatou-se que as redes de educação formadas pelo município de Belo Horizonte são incompletas e excludentes, por isso a população da Comunidade Dandara é excluída na medida em que a metrópole nega o acesso aos serviços e bens sociais. Apesar de estar localizada no território de Belo Horizonte, tem seus direitos negados por ser um bairro originado de uma ocupação que desde sempre denota seu poder de resistência, o que não assegurou a garantia de acesso a serviços básicos, no caso específico desse estudo, a educação.

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Author Biographies

Mariana Guedes Raggi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Geografia na Universidade de São Paulo (orientadora professora Dra. Rita de Cássia Ariza Cruz). Atualmente é professora de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Teoria da Geografia e Geografia Urbana.Coordenadora do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Pesquisa em Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenadora de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID PUC Minas/CAPES. Coordenadora de Geografia do Projeto da Escola Integrada (Projeto: Meio ambiente e cidadania).

Amanda Rodrigues Mapa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Graduanda do Curso de Geografia, PUC Minas, Belo Horizonte – MG

Rafaela Cristina Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Graduanda do Curso de Geografia, PUC Minas, Belo Horizonte – MG

Flávio Sergio da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Graduando do Curso de Geografia, PUC Minas, Belo Horizonte – MG

Jackson Paulino de Morais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Graduando do Curso de Geografia, PUC Minas, Belo Horizonte – MG

Published

2016-10-03