PUC na Escola: relato de experiência de uma intervenção com adolescentes em uma escola do “Aglomerado da Serra”
Keywords:
Educação em Saúde. Sexualidade. Adolescente.Abstract
A criação de diálogo entre profissionais, estudantes do campo de saúde e jovens, por meio de projetos de intervenção, permite o estabelecimento de um canal de comunicação que aborde temas que dificilmente seriam debatidos em instituições, para além do grupo de pares (FERRARI, 2003). Os projetos de extensão que abordam adolescência e sexualidade colaboram para a prevenção de gravidezes indesejadas, de infecções sexualmente transmissíveis, de envolvimento com drogas, de violência e de abandono escolar. Destaca-se, ainda, que se torna mais importante o debate desses assuntos em escolas que não possuem abertura para tal discussão, haja vista que a adolescência é um período de maior vulnerabilidade decorrente das descobertas e experimentações comuns da fase (SOUZA, 2013). Diante do exposto, a equipe se questionou qual o impacto de uma abordagem pontual sobre adolescência e sexualidade em um grupo de jovens. Para isso, traçam-se os objetivos de contribuir para a formação pessoal dos estudantes, discutir de forma clara e concisa sobre o período da adolescência e sobre a sexualidade e fomentar a formação acadêmica do estudante de Medicina por meio da disseminação de informações sobre prevenção e promoção de saúde.
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References
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