PUC na Escola: relato de experiência de uma intervenção com adolescentes em uma escola do “Aglomerado da Serra”

Authors

  • Taruany Melo Nogueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Betim
  • Isabelle Salomão Teixeira Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Betim
  • Izabella Moreira Fulgêncio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Betim
  • Larissa Daher Michel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Betim
  • Sílvio César Zeppone Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Betim

Keywords:

Educação em Saúde. Sexualidade. Adolescente.

Abstract

A criação de diálogo entre profissionais, estudantes do campo de saúde e jovens, por meio de projetos de intervenção, permite o estabelecimento de um canal de comunicação que aborde temas que dificilmente seriam debatidos em instituições, para além do grupo de pares (FERRARI, 2003). Os projetos de extensão que abordam adolescência e sexualidade colaboram para a prevenção de gravidezes indesejadas, de infecções sexualmente transmissíveis, de envolvimento com drogas, de violência e de abandono escolar. Destaca-se, ainda, que se torna mais importante o debate desses assuntos em escolas que não possuem abertura para tal discussão, haja vista que a adolescência é um período de maior vulnerabilidade decorrente das descobertas e experimentações comuns da fase (SOUZA, 2013).  Diante do exposto, a equipe se questionou  qual o impacto de uma abordagem pontual sobre adolescência e sexualidade em um grupo de jovens. Para isso, traçam-se os objetivos de contribuir para a formação pessoal dos estudantes, discutir de forma clara e concisa sobre o período da adolescência e sobre a sexualidade e fomentar a formação acadêmica do estudante de Medicina por meio da disseminação de informações sobre prevenção e promoção de saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, M. R. A. B. ; MELO M. C. B. Educação e campanhas em saúde: informar, conscientizar ou mudar comportamentos? Comunicon, São Paulo, 2012.

COUTO, V. B. M. et al. “Além da Mama”: o Cenário do Outubro Rosa no Aprendizado da Formação Médica. Rev Brasileira de Educação Médica, Ilhéus, v. 41, n. 1, p. 30-37, 2017.

FERRARI, Jeolás LS RA. Oficinas de prevenção em um serviço de saúde para adolescentes: espaço de reflexão e de conhecimento compartilhado. Ciência & Saúde Coletiva. 2003;8:611-20.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SOUZA, Martins CB SP. Adolescente e Sexualidade: as possibilidades de um projeto de extensão na busca de uma adolescência saudável. Avances en Enfermería. 2013 Jan 1;31(1):170-6.

Published

2018-12-13