Relationship marketing: what is it and what are its benefits?

Authors

  • CAMILA MENDES PUC Minas
  • Joice Luiza dos Santos PUC Minas - IEC

Keywords:

Relationship marketing. Customer retention. Customer Satisfaction. Loyalty

Abstract

Due to constant marketing changes, relationship marketing is presented as a strategy for organizations to stay in the increasingly competitive marketplace. In this sense, this article is a literature review and seeks to analyze the concepts, needs and benefits of relationship marketing in a company. The text will address the relevance of data collection, customer satisfaction and customer loyalty program. The results indicated that when relationship marketing is used effectively and efficiently, it helps the companies maintain a relationship / interaction with the customer through trust, credibility and security. Relationship marketing helps the company gain competitive advantage and stand out from the competition.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

CAMILA MENDES, PUC Minas

Especialização em Marketing Estratégico no Instituto de Educação Continuada (IEC) e Graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Joice Luiza dos Santos, PUC Minas - IEC

Especialização em Marketing Estratégico no Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Administração pela UNI-BH e em Gestão Comercial pelo Pitágoras.

References

ALEXANDRINI, Fabio; HASSE, Charles Roberto; SANTOS, Fábio. Estudo da satisfação e fidelização de clientes em uma empresa de informática. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/861_Artigo_satis_cli_ti.pdf > Acesso em: 10 out. 2019.

BERNARDI, Flávia Camargo; SPECHT, Marina Rambo. Inovação no relacionamento com os clientes: estudo sobre o processo de interação em pequenos comércios varejistas do Rio Grande do Sul. 2016. IN: IX EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Passo Fundo/ RS. 16 A 18 de março de 2016. Disponível em: <https://www.egepe.org.br/2016/artigos-egepe/149.pdf > Acesso em: 28 out. 2019.

BRAMBILLA; Flávio Régio. Gestão do relacionamento com clientes (CRM): indicadores tecnológicos. Revista Ciências Exatas e Naturais, Vol.11 nº 1, Jan/Jun 2009. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/279498548_Gestao_do_relacionamento_com_clientes_CRM_indicadores_tecnologicos> Acesso em: 18 set. 2019.

GORSKI, André. O Marketing de Relacionamento e os consumidores. 2012. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/o-marketing-de-relacionamento-e-os-consumidores> Acesso em: 15 out. 2019.

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: PEARSON 2012. 14 ed.

MCKENNE, Regis. Marketing de Relacionamento. Campinas. Campus. 1991

SALGADO, Miguel. Entendendo o comportamento de compra do consumidor diante da crise. 2015. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/entendendo-o-comportamento-de-compra-do-consumidor-diante-da-crise> Acesso em: 09 out. 2019.

OLIVEIRA, Luciana de; FANTINI, Tania Sueli. Atendimento diferenciado ao cliente. 2011. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/atendimento-diferenciado-ao-cliente> Acesso em: 15 set. 2019.

PAVONI, Graziele Ferracioli et al. Marketing de Relacionamento. 2009. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC33208122896.pdf> Acesso em: 30 set. 2019.

SILVA, Alvicleide Caetano da. Resumo: Marketing de Relacionamento. João Pessoa. 2012. Disponível em: <https://www.academia.edu/4862393/RESUMO_DE_MARKETING_DE_RELACIONAMENTO> Acesso em: 14 set. 2019.

URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas. 2013.

VAVRA, Terry G. Marketing de Relacionamento: aftermarketing. São Paulo. Atlas. 1993.

VITTORELLO, Maria. Community marketing e a inovação no relacionamento com o cliente. 2019. In:. Blog NEOASST. Disponível em: <https://blog.neoassist.com/community-marketing/> Acesso em: 28 out. 2019.

ZENVIA. Construa fluxos de comunicação, automações e chatbots sem escrever uma linha de código. 2019. Disponível em: <https://www.zenvia.com/produtos/chatbot> Acesso em: 03 nov. 2019.

ZENVIA. Marketing de Relacionamento: o que é, exemplos e 4 dicas de ferramentas. 2019. Disponível em: <https://www.zenvia.com/blog/marketing-de-relacionamento> Acesso em: 28 out. 2019.

Published

2020-12-16