A ESCRITA COMO PROCESSO INTERATIVO:

usos e possibilidades na prática do revisor de textos

Authors

  • Patrícia Wanderley Nunes

Abstract

Com o surgimento da Linguística Contemporânea, a escrita passa a ser vista como um fenômeno interativo, em uso. A produção textual assume novos direcionamentos ao considerar a participação ativa dos sujeitos no processo de produção, recepção e interpretação dos enunciados. Nesse sentido, o presente ensaio tem o objetivo de discutir a importância da revisão textual para além das regras ortográficas e gramaticais e da escrita como prática discursiva, articulada por aspectos fundamentais ao uso da língua. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apoiou-se em teóricos da sociolinguística que se dedicam a investigar o texto a partir do contexto sócio-histórico: Antunes (2003), Marcuschi (2012), Koch (2015), Fávero; Koch (2012), Bakhtin (1995), Bentes (2006). Como também, escritores de manuais para revisores: Pinto (1993), Coelho Neto (2013), Malta (2000), dentre outros que se debruçam sobre o assunto. Em conformidade com as proposições teóricas, evidenciou-se que a relevância da profissão do revisor de textos consiste na compreensão da atividade como prática discursiva e de língua como ato dinâmico e dialógico. Assim, a revisão textual precisa contemplar o texto em sua totalidade, observando tanto a materialidade linguística como a discursiva.

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Published

2025-07-06