GUIA DO EDUCADOR PARA O DESENHO ANIMADO “TURMA DA MÔNICA EM: UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA”
Abstract
O presente guia do educador foi elaborado com o intuito de promover o uso do filme “Turma da Mônica: um plano para salvar o planeta” como recurso didático para o ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil. O filme em questão trata de um desenho animado da Turma da Mônica, no qual o personagem Franjinha, um cientista, prepara uma poção mágica capaz de limpar qualquer coisa, com o intuito de utilizar sempre que precisar limpar o quarto ou dar banho no seu cachorro, mas seus amigos, ao perceberem a poluição e sujeira presentes no Bairro do Limoeiro, têm a ideia de usá-la para limpar a cidade onde vivem. Porém, eles descobrem que a poção só funciona por um tempo determinado e, por isso, precisam pensar em outras estratégias para salvar o planeta. A trama desperta várias reflexões acerca da poluição presente no ambiente em que vivemos, pela qual somos todos responsáveis. Nesse sentido, como solução, aponta o uso dos 3 Rs (reduzir, reutilizar, reciclar) para conscientizar as pessoas sobre simples atitudes cotidianas que podem contribuir para a conservação do nosso planeta. Desse modo, entendemos que são assuntos de suma importância a serem discutidos com crianças de todas as idades, sobretudo as da Educação Infantil, a fim de estimular nelas o desenvolvimento da capacidade de expressão oral, além de exercitar o pensar, a socialização e, assim, construir conhecimentos significativos sobre o tema abordado.
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