Ultrapassando os limites das instituições: a roda de samba como espaço de educação não formal

Authors

  • Beatriz Tomaz Ruela PUC Minas

Keywords:

Educação não formal, Roda de samba, ONG.

Abstract

Este artigo tem como foco discutir os trabalhos realizados em instituições e outras propostas de educação não formal, não institucionalizada, buscando tecer uma reflexão sobre sua importância para a educação. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conceito de educação não formal e as ONGs (Organizações Não Governamentais), com o intuito de mostrar e discutir acerca da importância da roda de samba como um espaço de educação não formal. Em seguida, foram realizados trabalhos de campo para observar e analisar a atuação do Núcleo de Samba Cupinzeiro, de Campinas, e a roda de samba na cidade de São Carlos – SP. Conclui-se que a roda de samba é uma ação cultural complementar à educação universitária, que reúne não somente estudantes, mas também funcionários e pessoas da comunidade, interessadas no samba e no espaço coletivo que ele proporciona, movimentos típicos da cultura popular, da cultura oral e que não são contemplados no universo acadêmico.

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Author Biography

Beatriz Tomaz Ruela, PUC Minas

Pedagogia Unicamp.